Jesse Lyu, CEO e fundador da startup de tecnologia Rabbit, viveu momentos de pânico com seu Tesla em Santa Monica, Califórnia.
Apesar de ser um defensor entusiasta das funções de direção autônoma do veículo, como o Autopilot e o Full Self-Driving, ele enfrentou uma situação perigosa durante um trajeto rotineiro ao trabalho.
Lyu, que frequentemente utiliza a tecnologia de direção assistida em viagens de 45 minutos sem interferir, descreveu o incidente como “assustador”.
Em uma manhã comum, ao sair de sua garagem e ativar os recursos de direção autônoma no caminho de 15 minutos até o centro de Santa Monica, tudo parecia funcionar bem.
Contudo, ao fazer uma conversão à esquerda em um semáforo, o carro entrou erroneamente em um trilho de trem ao nível da rua, ao invés de seguir pela faixa correta para veículos.
A situação tornou-se ainda mais preocupante porque uma barreira de concreto e uma cerca impossibilitaram a saída imediata. Para piorar, um trem da linha E do sistema Metro de Los Angeles estava se aproximando pela mesma via.
Lyu, visivelmente abalado, desativou o Autopilot e avançou o sinal vermelho na próxima interseção para sair do caminho do trem.
O empresário publicou um vídeo do episódio em uma rede social, destacando o risco do ocorrido e chamando a atenção para o que considera ser uma falha crítica no software da Tesla.
O vídeo viralizou, acumulando mais de 690 mil visualizações, e gerou debates acalorados nos comentários.
hi @elonmusk – FSD v13.2.2 just drove me to a train line here in Santa Monica. sending this video clips and hopefully you guys can fix it fast. (i was shaking and i had to ran a red light to save my life). pic.twitter.com/GOERJSEcTq
— Jesse Lyu (@jessechenglyu) January 2, 2025
Muitos usuários sugeriram que ele deveria ter retomado o controle do veículo mais cedo, mas Lyu explicou que, dada a barreira e a posição do carro, isso não era viável no momento.
Este incidente levanta mais dúvidas sobre a abordagem da Tesla para a tecnologia de direção autônoma. Ao contrário de concorrentes como Waymo, que utiliza sensores Lidar, a Tesla aposta exclusivamente em câmeras e distribui um sistema em constante desenvolvimento para milhares de carros.
Apesar da empresa instruir os motoristas a manterem as mãos no volante, situações como essa mostram que os riscos ainda são consideráveis.
Elon Musk, CEO da Tesla, frequentemente promove a tecnologia como sendo superior à capacidade humana de dirigir.
No entanto, episódios como o de Lyu ressaltam a distância entre a promessa de autonomia total e a realidade atual. Lyu, que pagou US$ 10 mil pelo recurso Full Self-Driving, continua esperançoso com a tecnologia, mas insiste na necessidade de melhorias.
“Eu compartilhei o vídeo para que a equipe da Tesla veja isso como um problema sério. Independentemente da reação humana, o algoritmo do Autopilot jamais deveria direcionar um veículo para os trilhos de trem”, enfatizou.
Procurada pela imprensa, a Tesla não se manifestou sobre o caso até o momento. Para Lyu, a experiência reforça que, apesar dos avanços, a tecnologia ainda não está pronta para substituir completamente o controle humano.
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