
A Tesla Cybertruck recebeu a classificação máxima de cinco estrelas em segurança nos testes da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).
Embora a picape elétrica não tenha tido um desempenho perfeito em todas as avaliações, os únicos testes em que recebeu quatro estrelas foram o de resistência a capotamentos e o de impacto frontal para passageiros, que simula uma colisão frontal entre dois veículos semelhantes a 56 km/h.
Os testes foram conduzidos em dezembro de 2024 pela Applus IDIADA KARCO Engineering, na Califórnia, utilizando uma unidade da Cybertruck Cyberbeast.
O relatório detalhado indicou que, no teste de impacto frontal contra uma barreira fixa, houve 100% de retenção do para-brisa e nenhuma intrusão na área protegida.
Além disso, as portas do motorista e do passageiro permaneceram fechadas durante o impacto e puderam ser abertas normalmente após a colisão.

No mesmo teste, os airbags de joelho do motorista e do passageiro não foram acionados, mas a Tesla explicou que isso foi intencional, pois a configuração do teste não exigia seu uso. Já os airbags frontais foram ativados conforme o esperado para proteger os ocupantes.
Nos testes de impacto lateral contra um poste rígido, os airbags laterais funcionaram corretamente. Já no teste de impacto lateral contra uma barreira deformável em movimento, não houve observações relevantes, indicando que a picape teve um bom desempenho nesse tipo de colisão.
Com essa classificação, a Tesla se junta a outras montadoras que já receberam cinco estrelas para suas picapes elétricas. A Ford F-150 Lightning, por exemplo, também obteve a nota máxima da NHTSA.
No entanto, modelos como Chevrolet Silverado EV, GMC Sierra EV, GMC Hummer EV e Rivian R1T ainda não foram avaliados.
Apesar do alto nível de segurança, a Cybertruck não é barata. Os preços começam em US$ 79.990 e chegam a US$ 99.990 na versão topo de linha Cyberbeast.
Mesmo assim, a certificação da NHTSA pode ajudar a Tesla a reforçar a imagem da picape como um veículo seguro, além de atrair clientes preocupados com a proteção dos ocupantes em caso de acidente.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!