Tesla Cybertruck pode enfrentar problemas na Justiça por ter o mesmo problema nas portas que o Mustang Mach-E

tesla cybertruck mansory elongation (2)
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A Ford está enfrentando um processo judicial devido ao design das maçanetas do Mustang Mach-E, que utiliza botões elétricos para abrir as portas externas, sem qualquer forma de liberação manual do lado de fora.

Agora, o Tesla Cybertruck pode acabar no mesmo caminho, já que adota um sistema semelhante. Dependendo do desfecho do caso da Ford, a Tesla também pode enfrentar problemas legais.

Assim como no Mach-E, o Cybertruck eliminou maçanetas tradicionais para criar um visual mais limpo na carroceria.

Para abrir as portas, o usuário precisa pressionar botões elétricos embutidos nos pilares das portas , fazendo com que elas se abram levemente para que os ocupantes possam puxá-las.

tesla cybertruck abertura portas
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No entanto, ao contrário do Ford, o Tesla não possui pequenas alavancas para facilitar a abertura.

Por dentro, ambos os modelos contam com liberação manual, mas o Cybertruck tem um agravante: enquanto os comandos dianteiros estão visíveis nos apoios de braço, os traseiros estão escondidos sob painéis de plástico nos compartimentos das portas, tornando o acesso mais difícil.

Pequenas crianças ou animais de estimação, por exemplo, teriam dificuldades para sair em caso de emergência.

O maior problema está no fato de que as portas externas do Cybertruck só podem ser abertas com energia elétrica.

O manual do proprietário da Tesla não deixa claro se há alguma forma alternativa de abertura, ao contrário do documento da Ford, que detalha um procedimento sem energia.

No caso do Tesla, o método envolve acessar o frunk (porta-malas dianteiro), que também é operado eletricamente.

Para isso, é necessário encontrar um painel atrás das rodas dianteiras e conectar cabos auxiliares para fornecer carga.

Só depois disso será possível abrir o frunk e acessar os terminais de bateria que permitem restaurar o funcionamento das portas.

O andamento do processo contra a Ford será crucial para definir o futuro de ações semelhantes contra a Tesla.

O caso foi aberto na Califórnia como um processo coletivo e, se os demandantes vencerem, a Tesla provavelmente enfrentará um processo com os mesmos argumentos.

Se a Ford conseguir se livrar das acusações, uma ação contra a Tesla pode não ter tanto impacto.

Mas como chegamos ao ponto de ter dois veículos com portas tão pouco práticas? A resposta está na regulamentação.

As normas de segurança veicular nos Estados Unidos não especificam como as maçanetas devem ser projetadas.

Elas apenas regulam fechaduras, travas, dobradiças e a resistência das portas. Isso dá liberdade para as montadoras desenvolverem sistemas inovadores, ainda que possam se tornar problemáticos para os usuários.

Agora, resta saber se os consumidores continuarão aceitando esse tipo de solução ou se os tribunais forçarão as fabricantes a reverem essas escolhas de design.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.