
A Tesla avisou, esta semana, que vai processar pessoas envolvidas em danos a seus carregadores Supercharger. Estas são as palavras de uma montadora que enfrenta uma série de problemas incluindo protestos, danos à propriedade e mais.
O pior é que a marca não pode fazer nada por inúmeros proprietários que também sofreram com esta tendência. Isso inclui pelo menos um Cybertruck vandalizado com uma suás tica em Lower Manhattan.
Os últimos meses testemunharam o crescimento da ira contra Elon Musk e a marca elétrica que ele comanda. Tanto clientes quanto críticos têm pedido aberta e ruidosamente para que o público abandone os carros da Tesla.
Além disso, ativistas radicais têm amea çado proprietários e vandalizado veículos, bem como estações Supercharger.
No domingo, um proprietário de Tesla encontrou sua estação de carregamento local com a palavra “Na zi” pintada sobre o logotipo da Tesla e um símbolo de suás tica na parte inferior.

“Este grafite no meu Supercharger local sugere que talvez Elon Musk esteja prejudicando a marca Tesla”, escreveu o autor da postagem.
Em apenas três horas, a conta oficial do Tesla Supercharger viu a publicação e respondeu, afirmando que o grafite seria removido até a manhã seguinte. Na verdade, foi ainda mais longe.
Quando outro comentarista apontou uma câmera de segurança que poderia ter capturado o vândalo em ação, a Tesla deixou claro que apresentaria queixa por tal comportamento.
De fato, este foi o segundo caso de vandalismo ao qual respondeu na última semana. Em outro caso, alguém pulverizou espuma nos plugues de carregamento em várias estações Supercharger.
This graffiti at my local Supercharger would suggest that perhaps Elon Musk is damaging Tesla’s brand. pic.twitter.com/LLL5AcDeOE
— Quinn Nelson (@SnazzyLabs) February 23, 2025
Alvejando Mais Do Que Apenas Propriedades da Tesla
Há um problema separado, no entanto, já que vândalos não estão mirando apenas nas propriedades da Tesla, mas também em veículos particulares.
Não está claro quem é o proprietário do Cybertruck recentemente pintado com uma suás tica em Lower Manhattan, mas muitas pessoas viram o veículo e postaram sobre isso online.
Uma pessoa simplesmente legendou sua postagem: “Não é um carro legal para se ter em NYC nestes dias”.
Os comentários sobre a picape angular incluíram uma mistura de humor sombrio e comentários políticos, incluindo “Olha, é o novo pacote SS” e “isso desvia os olhos das falhas nos painéis”.
O humor era sombrio, mas as implicações eram sérias. Independentemente do que se possa sentir sobre Musk ou Tesla, parece que a onda crescente de raiva em relação a um ou ambos está aumentando.
Uma pesquisa recente deixou claro que a popularidade de Musk oscilou drasticamente de um lado do espectro político para o outro no último ano. Embora Musk e Tesla possam estar dentro de seus direitos, não há dúvida neste momento de que a percepção pública está mudando.
O Efeito Musk na Marca Tesla
Desde que foi incorporado ao governo de Donald Trump como Conselheiro Sênior do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), Musk se tornou uma figura cada vez mais polarizadora.
Suas declarações controversas, percebidos laços com ideologias de extrema-direita e alegados momentos de insinuações veladas alimentaram fortes reações, levando alguns críticos a argumentar que a marca Tesla está sofrendo não por causa de seus carros, mas por causa de seu CEO.
A desfiguração do Cybertruck e o vandalismo nos Superchargers destacam a interseção volátil entre tecnologia, política e percepção pública.
Com Musk no comando, a Tesla não é apenas uma empresa de veículos elétricos – é um símbolo em uma conversa cada vez mais dividida.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!