Taxista compra Nissan Leaf e roda 500.000 km; motorista elogia o hatch elétrico mesmo tendo trocado a bateria

nissan leaf e 1
nissan leaf e 1

Quanto os carros elétricos podem durar se usados ao extremo? Bem, o termo aqui seria em relação à alta quilometragem e no caso de um taxista da República Tcheca, isso significa rodar nada menos que meio milhão de quilômetros.

Em 2018, Karel Červenko, um taxista da região da Morávia, comprou um Nissan Leaf para o trabalho e logo animou-se com o desempenho do hatch elétrico, que acabou rapidamente alcançando sua primeira marca de rodagem, exatamente o fim de sua garantia.

Aos 160.000 km rodados em 2020, Červenko viu seu Leaf perder a garantia da bateria, mas como não havia problemas, seguiu o curso de sua profissão e manteve o carro em serviço. Com mais alguns meses, ele e seu Nissan chegaram a 250.000 km em 2021.

Já em 2023, ele chegou aos 400.000 km e seu Leaf se manteve em prontidão para o trabalho, alcançando finalmente 500.000 km no fim de 2024. Mas, será que o Nissan elétrico passou incólume de problemas esse tempo todo?

Das ocorrências, a mais grave aconteceu aos 333.332 km rodados (faltou um quilômetro para o número chamar mais a atenção). A bateria, que já estava com 81% de sua capacidade, danificou-se e precisou ser substituída.

Muito além da garantia de fábrica, o Nissan Leaf de Karel Červenko teve sua troca de bateria custeada pelo dono que, segundo o site Auto.cz , custou 300.000 coroas tchecas ou R$ 47,7 mil. Não é um valor para qualquer um encarar, mas o dono fez isso.

Mesmo assim, Červenko justifica não só o custo da troca, mas também a alta quilometragem, que manteve seu Leaf no serviço por anos. Ele disse: “A maior vantagem é a economia de operação. A segunda coisa mais importante é a suavidade do passeio e o silêncio”.

Karel elogia também a dinâmica de condução do Leaf, o que podemos dizer que é realmente agradável. O taxista tcheco finalizou: “Nunca me arrependi e, com o tempo, só fico feliz por essa decisão”. Até os 500.000 km, o Nissan demandou um custo de manutenção de 300.000 coroas ou R$ 75,4 mil.

 

 

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X