![suzuki jimny 2024 brabus são paulo (1) suzuki jimny 2024 brabus são paulo (1)](https://www.noticiasautomotivas.com.br/ezoimgfmt/images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/suzuki-jimny-2024-brabus-sao-paulo-1.jpg?ezimgfmt=ng%3Awebp%2Fngcb1%2Frs%3Adevice%2Frscb1-1)
Até cinco modelos da Suzuki deverão em breve deixar de ser vendidos na Austrália, e o popular Jimny pode enfrentar uma interrupção nas vendas.
A produção dos modelos Ignis, S-Cross, Vitara e Swift Sport para o mercado australiano foi encerrada, conforme confirmou o diretor-gerente da Suzuki Austrália, Michael Pachota, ao site CarExpert.
Segundo ele, esses modelos chegaram ao fim de seus ciclos de vida no país.
Mas, a realidade por trás dessa afirmação envolve uma nova regulamentação do país, chamada Australian Design Rule 98/00, que entrará em vigor em 1º de março de 2025.
Ela estabelece requisitos de desempenho específicos para sistemas de frenagem autônoma de emergência, o AEB. Embora todos os modelos afetados pela mudança contem com AEB de série, com exceção do Ignis, que não possui o sistema, eles podem não atender às novas exigências da lei.
Desde março de 2023, todos os novos modelos lançados na Austrália já precisavam cumprir essa norma, mas a partir de março de 2025 a exigência se estenderá a todos os carros novos vendidos no país.
A regulamentação já resultou na retirada de vários modelos do mercado, incluindo Mitsubishi ASX, Eclipse Cross, Pajero Sport e Mazda 6.
A Suzuki já havia confirmado que o Ignis deixará de ser vendido após 28 de fevereiro de 2025, devido à ausência de AEB. No entanto, a não conformidade dos modelos S-Cross, Vitara e Swift Sport pegou muitos de surpresa.
O Jimny três portas conta com AEB, mas seu sistema é diferente do presente no Jimny XL de cinco portas.
Enquanto o modelo menor usa uma única câmera para fornecer imagens e dados ao sistema de segurança, o Jimny XL adota um sistema de câmera dupla, que oferece maior precisão. A expectativa é que o Jimny três portas receba essa atualização ao longo do ano.
Além dessas mudanças, a Suzuki planeja lançar vários modelos híbridos na Austrália, seja como versões eletrificadas de modelos existentes ou como veículos completamente novos.
O Fronx está programado para chegar ao mercado entre junho e julho, enquanto as versões híbridas do Vitara e do S-Cross serão anunciadas no terceiro trimestre.
A Suzuki também apresentou no ano passado um Vitara atualizado, com um novo sistema de frenagem autônoma chamado Dual Sensor Brake Support II, que amplia a área de detecção e permite identificar veículos, motocicletas e pedestres à frente, seja em linha reta ou diagonalmente.
Inicialmente previsto para chegar à Austrália no primeiro trimestre de 2025, o modelo foi adiado para o segundo trimestre.
A versão híbrida do S-Cross deveria ser lançada entre julho e setembro, mas ainda não está claro se contará com um sistema AEB atualizado em relação ao modelo atual movido apenas a gasolina.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!