Stellantis usará bateria de fosfato de ferro da BYD nos modelos Citroën ë-C3 e Fiat Grande Panda; mudança visa reduzir preços para menos de € 20.000

citroen c3 2024 europa
citroen c3 2024 europa

A Stellantis já tem seu pacote de baterias de lítio para seus carros elétricos na Europa e EUA, assim como também no Brasil, onde o grupo lançará produtos do programa Bio-Hybrid.

Todavia, segundo o site francês L’Argus , a Stellantis procurou a BYD para fornecimento de baterias de fosfato de ferro e lítio para reduzir os preços de modelos elétricos como Citroën ë-C3 e Fiat Grande Panda.

Estes dois modelos da Stellantis serão os mais baratos do portfólio de marcas na Europa e a ideia é que custem menos de € 20.000 ou R$ 119,7 mil em conversão direta de moeda.

Atualmente, quem fornece a bateria de fosfato de ferro de 44 kWh dos ë-C3 e Grande Panda é a empresa Svolt, que também é chinesa.

Todavia, os dois compactos custam acima de € 20.000, com o Citroën partindo de € 23.300, enquanto o Fiat sai por € 24.900. Ou seja, estão com preços bem acima do ideal, apesar de entregarem autonomia de 320 km.

grande panda pop 9
grande panda pop 9

Como a Stellantis não terá um Twingo ou mesmo um similar do novo carro elétrico subcompacto da VW, a saída é baratear os que já existem e a BYD reduziria esse custo com sua célula.

Estima-se que o tamanho dessa bateria da BYD ficaria entre 30 e 35 kWh, com autonomia de 200 a 250 km, de modo a justificar seu preço menor.

Nesse caso, os compactos de Citroën e Fiat ficariam próximos em preço de modelos como Leapmotor T03 e Dacia Spring, servindo como modelos mais baratos entre as marcas do grupo.

Essa estratégia de entrada é interessante porque estes dois carros são maiores que os subcompactos citados, embora o primeiro seja também da Stellantis.

Aqui, por exemplo, o próximo Uno (Grande Panda) e o C3 deverão substituir o Mobi como carro mais barato da Stellantis.

Com um contrato como esse, a BYD ampliará ainda mais seu alcance no mercado mundial de baterias.

 

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X