Stellantis retoma fabricante de transmissão de dupla embreagem híbrida na Europa; item é vital para os futuros carros HEV e PHEV

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O antigo grupo PSA usava transmissões da Aisin e também tinha sua própria caixa automática em parceria com a Renault, aquela de má fama por aqui.

Mas, em 2018, o então grupo francês fechou com a Punch Powertrain da Bélgica, uma joint venture para produção de câmbios e sistemas de tração.

Com a formação da Stellantis , a nova empresa ficou com uma participação minoritária da joint venture, mas agora recomprou parte das ações e assumiu o controle da empresa.

Agora, a Stellantis focará na produção da caixa automatizada de dupla embreagem híbrida e-DCT para ampliar as vendas de carros híbridos plug-in do grupo.

Essa caixa de dupla embreagem emprega um motor elétrico interno, sendo desenvolvida para reduzir peso, custo de produção, economia de combustível e redução de emissões de poluentes.

Com fábricas em Metz e Turim, respectivamente na França e Itália, a Stellantis-Punch tem capacidade para produzir nada menos que 600.000 unidades por ano somente em Metz.

A caixa e-DCT tem um motor elétrico de 29 cavalos, que garante potência extra e economia, com foco em eventuais carros HEV ou PHEV, embora o primeiro tipo não esteja tão forte assim no radar europeu.

Todavia, aqui no Brasil, o programa Bio-Hybrid foca no HEV, assim como nos MHEV e PHEV, o que garante uma sustentabilidade com fornecimento de caixas de transmissão.

Por lá, os carros híbridos da Stellantis estão usando a e-DCT com o motor 1.2 de três cilindros com turbocompressor.

Com produção de caixas manuais desde 1979, a planta de Metz já fabricou 50 milhões de unidades e está agora garantindo mais alguns milhões de exemplares para os próximos anos.

Vendo a eletrificação plena desacelerar devido às vendas estagnadas, a Europa voltou a comprar mais carros a combustão e os híbridos são a alternativa para não perder terreno.

A Renault, por exemplo, agora está focando em HEV, enquanto a Stellantis aposta em MHEV e EV nos carros pequenos, porém, nos médios, HEV e PHEV são mais viáveis em termos de custos.

 


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X