Stellantis registra Novo Fiat Doblò no Brasil; será que a multivan de sempre da marca italiana voltará ao mercado?

fiat doblo inpi 1
fiat doblo inpi 1

A Stellantis registrou no Brasil o Novo Fiat Doblò e seus derivados das marcas francesas, conhecidos como Peugeot Partner e Citroën Berlingo, lembrando que ainda originou o Opel/Vauxhall Combo e o Toyota Proace.

Estes dois, caso retorne, não chegarão até nós, mas o registro no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, não deixa de chamar a atenção, ainda mais que o segmento de comerciais leves está em alta no Brasil.

fiat doblo inpi 3
fiat doblo inpi 3

Ainda que o registro sirva de fato como uma proteção de direitos da Stellantis , em muitos casos, antecipa a chegada de um produto ao mercado nacional.

Se a Stellantis for produzir o Novo Fiat Doblò e seus irmãos por aqui, ela deve começar pelo Uruguai. O motivo é que o país do sul perderá a produção em CKD das picapes Fiat Titano e Peugeot Landtrek, que serão feitas em Córdoba, na Argentina.

fiat doblo inpi 4
fiat doblo inpi 4

Asim, elas abrem espaço para uma nova linha de produtos, que a Stellantis pode muito bem trazer peças e componentes, além de partes da carroceria direto de Tafraoui, na Argélia, onde o modelo é produzido também.

Se o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia já estivesse valendo, Mangualde, em Portugal, poderia ser o fornecedor das partes do Novo Fiat Doblò.

fiat doblo inpi 5
fiat doblo inpi 5

Aqui, certamente, ele seria equipado com motor Firefly 1.3 8V Flex, entregando assim mais força que a Fiat Fiorino e o Peugeot Partner Rapid, que usam o velho Fire 1.4 de até 88 cavalos.

Poderíamos ainda esperar pela variante elétrica com bateria de 50 kWh e motor elétrico de 136 cavalos, servindo assim a operadores que precisam transportar produtos de seus clientes que exijam zero emissão de carbono.

fiat doblo inpi 7
fiat doblo inpi 7

Com o mercado nacional tendo vários negócios com essa pauta em dia, ter as versões elétricas do trio de comerciais leves da Stellantis seria fundamental. Então, será que o Novo Fiat Doblò voltará de fato ao mercado?

Fiat Doblò, Peugeot Partner e Citroën Berlingo – Galeria de fotos

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X