A Stellantis reduziu a potência do motor GSE 1.3 Turbo, porém, não em todas as marcas do grupo. Na Jeep, o propulsor de quatro cilindros com turbocompressor e injeção direta recebeu ajuste para baixo para atender aos requisitos do Proconve L8.
No site da marca americana, a potência dos modelos Renegade, Compass e Commander foi reduzida de 180 cavalos na gasolina e 185 cavalos no etanol para 176 cavalos nos dois combustíveis.
Esse ajuste mantém o torque de 27,5 kgfm nos dois combustíveis também. No Commander, é indicado um consumo de 9,8 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada.
O consumo do Renegade não é informado com este motor, mas no Compass, ele faz 10,1 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, provavelmente todos com gasolina.
A mudança na Jeep pode alterar o desempenho dos carros, mas isso ainda não foi divulgado pela Stellantis e nem o consumo com etanol. Também não se sabe quando estes carros com motor ajustado chegarão aos revendedores, mas a regra do PL8 começou em 1 de janeiro.
Embora a Jeep tenha sido afetada pela nova regra, aparentemente a Fiat conseguiu manter os números do GSE 1.3 Turbo nos modelos Pulse, Fastback e Toro. Peugeot e Citroën não usam esse motor, assim como a Ram.
Fabricado em Betim, Minas Gerais, o GSE 1.3 Turbo é um cavalo-de-batalha para a Stellantis sustentar a Jeep no mercado nacional, sendo o motor padrão da marca para seu trio de SUVs feitos em Goiana, Pernambuco.
Parte da família GSE, esse é o propulsor mais forte da gama, que ainda tem a variante de três cilindros 1.0 Turbo de até 130 cavalos e agora também hibridizada na Fiat, além das versões mais simples, conhecidas como Firefly.
Aliás, tanto o 1.0 quanto o 1.3 da linha Firefly, que possuem cabeçotes de 2 válvulas por cilindro, sofrem alterações relativas ao Proconve L7, começando suas potências em 71 cavalos no caso do 1.0 e 98 cavalos no 1.3, menos que os números iniciais do projeto.
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