A Stellantis está preparando a fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, para produção de mais um modelo, que seria o quinto da unidade, uma vez que continua sendo feito o Citroën C4 Cactus.
Todavia, diferente da operação anterior, quando liderada pela PSA, a planta fluminense fez também carros da Peugeot, mas agora será produzido um novo modelo de marca da Stellantis e tudo indica que será o Jeep Avenger, segundo o site Auto Indústria.
Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, comentou: “O novo ciclo reforçará a aptidão multimarcas da nossa fábrica”.
Cappellano completou: “Planejamos também ampliar a produção, gerar novos empregos e reforçar toda a cadeia automotiva no desenvolvimento e localização de novas tecnologias que aceleram a descarbonização da mobilidade”.
Com a transferência da produção dos modelos 208 e 2008 da Peugeot para El Palomar, na Argentina, onde as gerações seguintes desses dois compactos, passaram a ser feitas, a unidade do Vale do Paraíba fluminense se concentrou na Citroën.
O Jeep Avenger compartilha a mesma plataforma CMP/Smart Car dos modelos da Citroën localizados ali, como os novos C3, C3 Aircross e Basalt, o que permite aproveitar a capacidade instalada de 160.000 carros por ano.
Na unidade que também produz motores, a Stellantis emprega 5 mil pessoas, numa fábrica que já fez 1,8 milhão de carros e 2,5 milhões de motores. Assim, além da marca francesa, a americana poderá ampliar suas vendas além da unidade de Goiana, em Pernambuco.
O Jeep Avenger é vendido na Europa com motor 1.2 Turbo a gasolina e elétrico, mas aqui, podemos esperar pelo GSE 1.0 Turbo com CVT, uma vez que a marca ainda não tem um produto com essa motorização, que entrega até 130 cavalos.
A versão 4xe deve ser nacionalizada com o programa Bio-Hybrid, com o motor 1.0 Turbo com MHEV e a dupla de motores elétricos no eixo traseiro, trazida da Europa.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!