Stellantis inicia produção de carro elétrico chinês em fábrica da Fiat

leapmotor 03 1
leapmotor 03 1

Já? Segundo analistas da Jefferies, citando a administração da Leapmotor, a Stellantis iniciou a produção do carro elétrico chinês T03 na fábrica da empresa em Tychy, na Polônia, sendo outrora a maior planta da Fiat na Europa fora da Itália.

Num relatório da Jefferies, na noite de domingo, informa que a administração da Leapmotor disse em uma ligação de analista que as primeiras unidades de seu pequeno EV T03 saíram da fábrica de montagem da Stellantis na Polônia, segundo a Reuters .

Isso teria acontecido na semana passada e estavam no cronograma para produção em massa em setembro. O fato é surpreendente se realmente for confirmado, visto que enquanto os poloneses em Tychy montavam o T03, Carlos Tavares falava sobre a expansão da Leapmotor pelo mundo.

Em março, a Reuters havia informado que duas pessoas próximas ao assunto da Leapmotor, revelaram que a Stellantis havia escolhido suas instalações na Polônia como a primeira base de produção na Europa para os carros da Leapmotor.

A escolha teria sido feita principalmente por razões de economia de custos. A Stellantis não respondeu ao pedido de explicações da Reuters. Dona de 21% da marca chinesa e de 51% de uma joint venture entre as duas, a empresa sediada na Holanda agiu rápido.

Carlos Tavares já deixou claro que não tem limitações quanto à Leapmotor, tanto que sugeriu que o Brasil também poderia produzir carros elétricos chineses da marca, caso haja demanda para isso.

Aqui, a fábrica de Betim é a Tychy brasileira e tem espaço suficiente para fazer carros elétricos como da Leapmotor, pelo menos o modelo menor. Caso seja mesmo feito aqui também, diante do mercado local, a Renault poderia fazer o mesmo no Paraná com o Kwid E-Tech.

Seja como for, a Stellantis agora tem sua chinesa para lutar contra outras que afetam suas vendas na Europa. Vamos ver se isso dará certo.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X