Stellantis apresenta condução autônoma STLA AutoDrive; tecnologia permite dirigir sem as mãos e a visão até 60 km/h

stla auto drive
stla auto drive

A Stellantis está lançando na Holanda seu primeiro sistema de condução autônoma de Nível 3, desenvolvido internamente pela empresa e com funções de Hands-Free e Eyes-Off.

Isso significa que é possível estar a bordo de um carro da Stellantis com o STLA AutoDrive 1.0, sem precisar controlar direção e pedais, bem como não necessitar manter os olhos na via.

O STLA AutoDrive é um pilar fundamental da estratégia da Stellantis, juntamente com o STLA Brain e o STLA SmartCockpit, promovendo a inteligência do veículo, a automação e a experiência do usuário combinadas.

Ele permite a condução automatizada a velocidades de até 60 km/h, reduzindo o esforço do motorista no trânsito das cidades e devolvendo um tempo valioso ao usuário, que assim pode relaxar mais nesse período estressante do dia.

Ned Curic, Stellantis Chief Engineering and Technology Officer, comenta: “Ajudar os motoristas a fazer o melhor uso do seu tempo é uma prioridade. Ao lidar com tarefas rotineiras de direção, o STLA AutoDrive aprimorará a experiência de direção, tornando o tempo ao volante mais eficiente e agradável.”

Ativado somente com as condições de trânsito específicas, o STLA AutoDrive avisa o condutor de que está liberado, bastando iniciá-lo por meio de um botão físico.

Com isso, o sistema assume o controle, mantendo distâncias seguras, ajustando a velocidade e gerenciando a direção e a frenagem perfeitamente com base no fluxo de tráfego.

O Auto Drive tem ainda funções individualizadas para controle de cruzeiro adaptativo e centralização de faixa nos modos Nível 2 (hands-on) e Nível 2+ (hands-off, eyes-on).

Ele opera à noite ou em condições climáticas desafiadoras, como chuva leve ou respingos de água na estrada, tendo ainda um sistema de autolimpeza dos sensores para maior segurança.

O STLA Auto Drive é conectado à nuvem e permite atualizações remotas contínuas e integração de dados em tempo real, assegurando um desempenho sempre otimizado.

Em países com regras mais rígidas, ele exige que os motoristas permaneçam sentados, com o cinto de segurança afivelado e prontos para assumir o controle quando solicitados.

Futuramente, o STLA Auto Drive operará até 95 km/h e com mais funcionalidades automatizadas. Vem? Provavelmente sim.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X