
A Stellantis está lançando na Holanda seu primeiro sistema de condução autônoma de Nível 3, desenvolvido internamente pela empresa e com funções de Hands-Free e Eyes-Off.
Isso significa que é possível estar a bordo de um carro da Stellantis com o STLA AutoDrive 1.0, sem precisar controlar direção e pedais, bem como não necessitar manter os olhos na via.
O STLA AutoDrive é um pilar fundamental da estratégia da Stellantis, juntamente com o STLA Brain e o STLA SmartCockpit, promovendo a inteligência do veículo, a automação e a experiência do usuário combinadas.
Ele permite a condução automatizada a velocidades de até 60 km/h, reduzindo o esforço do motorista no trânsito das cidades e devolvendo um tempo valioso ao usuário, que assim pode relaxar mais nesse período estressante do dia.
Ned Curic, Stellantis Chief Engineering and Technology Officer, comenta: “Ajudar os motoristas a fazer o melhor uso do seu tempo é uma prioridade. Ao lidar com tarefas rotineiras de direção, o STLA AutoDrive aprimorará a experiência de direção, tornando o tempo ao volante mais eficiente e agradável.”
Ativado somente com as condições de trânsito específicas, o STLA AutoDrive avisa o condutor de que está liberado, bastando iniciá-lo por meio de um botão físico.
Com isso, o sistema assume o controle, mantendo distâncias seguras, ajustando a velocidade e gerenciando a direção e a frenagem perfeitamente com base no fluxo de tráfego.
O Auto Drive tem ainda funções individualizadas para controle de cruzeiro adaptativo e centralização de faixa nos modos Nível 2 (hands-on) e Nível 2+ (hands-off, eyes-on).
Ele opera à noite ou em condições climáticas desafiadoras, como chuva leve ou respingos de água na estrada, tendo ainda um sistema de autolimpeza dos sensores para maior segurança.
O STLA Auto Drive é conectado à nuvem e permite atualizações remotas contínuas e integração de dados em tempo real, assegurando um desempenho sempre otimizado.
Em países com regras mais rígidas, ele exige que os motoristas permaneçam sentados, com o cinto de segurança afivelado e prontos para assumir o controle quando solicitados.
Futuramente, o STLA Auto Drive operará até 95 km/h e com mais funcionalidades automatizadas. Vem? Provavelmente sim.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!