A Stellantis anunciou mudanças importantes em sua estrutura de gestão nesta segunda-feira, dando sequência à reorganização iniciada após a inesperada saída do CEO Carlos Tavares em dezembro.
A montadora, quarta maior do mundo, segue em busca de um novo CEO permanente e afirmou que o processo de seleção está “bem encaminhado”, com expectativa de conclusão ainda no primeiro semestre de 2024.
Entre as novas movimentações, Antonio Filosa, atual chefe das operações da Stellantis na América do Norte e um dos nomes cogitados para assumir o comando do grupo, passará a acumular também a função de chefe global de qualidade.
Para ocupar seu cargo anterior como líder da marca Jeep, a empresa nomeou Bob Broderdorf.
Outra mudança significativa envolve a Peugeot. Linda Jackson, uma das executivas mais veteranas sob a gestão de Tavares, está se aposentando, e Alain Favey foi nomeado para assumir a chefia da marca.
Já Anne Abboud será a nova responsável pela divisão Stellantis Pro One, focada em veículos comerciais, substituindo Jean-Philippe Imparato, que desde outubro lidera as operações europeias da companhia.
A Stellantis também anunciou a integração das áreas de software e engenharia sob o comando de Ned Curic, que agora assume como Diretor de Engenharia e Tecnologia.
Com essa reformulação, Yves Bonnefont, veterano tanto da Stellantis quanto do antigo Grupo PSA, está deixando a empresa.
De acordo com John Elkann, presidente do conselho e atual líder do comitê executivo interino da Stellantis, as mudanças foram feitas para simplificar a estrutura organizacional da companhia, aumentando a agilidade regional e aprimorando a execução das estratégias.
A empresa também está ampliando os poderes dos líderes regionais nas áreas de planejamento de produtos, desenvolvimento industrial e operações comerciais.
A saída repentina de Carlos Tavares no final de 2023 ocorreu após desentendimentos com os principais acionistas, poucos meses depois de a Stellantis emitir um alerta de redução de lucros em setembro.
Tavares foi peça-chave na fusão entre PSA e Fiat Chrysler em 2021 e vinha liderando a gigante automobilística desde então. Com essa nova reorganização, a empresa busca estabilizar sua liderança e fortalecer sua posição em um mercado cada vez mais competitivo.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!