Stellantis anuncia grandes mudanças dentre seus executivos, enquanto continua a busca por um novo CEO, após Carlos Tavares

stellantis logo

A Stellantis anunciou mudanças importantes em sua estrutura de gestão nesta segunda-feira, dando sequência à reorganização iniciada após a inesperada saída do CEO Carlos Tavares em dezembro.

A montadora, quarta maior do mundo, segue em busca de um novo CEO permanente e afirmou que o processo de seleção está “bem encaminhado”, com expectativa de conclusão ainda no primeiro semestre de 2024.

Entre as novas movimentações , Antonio Filosa, atual chefe das operações da Stellantis na América do Norte e um dos nomes cogitados para assumir o comando do grupo, passará a acumular também a função de chefe global de qualidade.

Para ocupar seu cargo anterior como líder da marca Jeep , a empresa nomeou Bob Broderdorf.

Outra mudança significativa envolve a Peugeot. Linda Jackson, uma das executivas mais veteranas sob a gestão de Tavares, está se aposentando, e Alain Favey foi nomeado para assumir a chefia da marca.

Já Anne Abboud será a nova responsável pela divisão Stellantis Pro One, focada em veículos comerciais, substituindo Jean-Philippe Imparato, que desde outubro lidera as operações europeias da companhia.

A Stellantis também anunciou a integração das áreas de software e engenharia sob o comando de Ned Curic, que agora assume como Diretor de Engenharia e Tecnologia.

Com essa reformulação, Yves Bonnefont, veterano tanto da Stellantis quanto do antigo Grupo PSA, está deixando a empresa.

De acordo com John Elkann, presidente do conselho e atual líder do comitê executivo interino da Stellantis, as mudanças foram feitas para simplificar a estrutura organizacional da companhia, aumentando a agilidade regional e aprimorando a execução das estratégias.

A empresa também está ampliando os poderes dos líderes regionais nas áreas de planejamento de produtos, desenvolvimento industrial e operações comerciais.

A saída repentina de Carlos Tavares no final de 2023 ocorreu após desentendimentos com os principais acionistas, poucos meses depois de a Stellantis emitir um alerta de redução de lucros em setembro.

Tavares foi peça-chave na fusão entre PSA e Fiat Chrysler em 2021 e vinha liderando a gigante automobilística desde então. Com essa nova reorganização, a empresa busca estabilizar sua liderança e fortalecer sua posição em um mercado cada vez mais competitivo.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.