
A possibilidade do retorno do Fiat Punto voltou a ser discutida após um comentário do CEO da marca, Olivier Francois.
Embora tenha deixado claro que o modelo não está em desenvolvimento, ele afirmou que um novo Punto poderia fazer sentido como um hatchback “esguio e esportivo” na era da eletrificação.
Isso abre uma pequena brecha para que a Fiat reconsidere o nome em um futuro projeto.
Nos últimos anos, a Fiat preencheu o espaço deixado pelo Punto com modelos como o SUV compacto Fiat 600 e o Grande Panda, lançado em 2024. No entanto, a marca italiana ainda não descartou completamente a volta do icônico nome, desde que em um carro focado na aerodinâmica e no desempenho esportivo.

Durante uma entrevista recente à Autocar sobre o novo Panda, Francois declarou que um Punto esportivo estaria altamente conectado ao futuro da eletrificação. Apesar de não haver planos concretos, ele disse que está pronto para responder a qualquer mudança no mercado.
A indústria automotiva tem visto uma tendência de abandono dos hatchbacks tradicionais em favor de SUVs e crossovers, como aconteceu com o Ford Fiesta e o Focus.
No entanto, à medida que a aerodinâmica ganha mais importância para eficiência energética, os hatches podem voltar à moda. Isso poderia abrir caminho para novos investimentos no segmento.
Se um novo Fiat Punto fosse produzido, o cenário mais provável seria o uso da plataforma STLA Small, uma evolução da base CMP que já equipa modelos como Peugeot 208, Opel Corsa e Lancia Ypsilon.

O problema é que isso criaria mais um concorrente dentro do próprio grupo Stellantis, que já tem diversas opções disputando o mesmo público.
Outra possibilidade seria um Punto maior, baseado na plataforma STLA Medium, compartilhada com Peugeot 308, Opel Astra e Lancia Delta. No entanto, nomes como Tipo, Bravo ou Stilo pareceriam mais adequados para um hatchback compacto da Fiat.
Também existe a chance do Punto renascer como um crossover elegante, seguindo o exemplo do Citroën C4. Porém, a Fiat já tem um modelo desse estilo em desenvolvimento, baseado no conceito Fastback, o que torna essa opção menos provável.
Curiosamente, foi o próprio Olivier Francois quem cancelou o sucessor do Punto quando assumiu o cargo de CEO da Fiat em 2011. Ele justificou a decisão dizendo que o projeto não era icônico o suficiente e que um modelo global com alto volume de vendas seria mais fácil de alcançar com um SUV ou crossover.
Em 2023, durante a apresentação do Fiat 600, a montadora revelou um esboço do que poderia ter sido um novo Punto, caso o projeto não tivesse sido abandonado. O design acabou influenciando o 500X, outro modelo da linha Fiat.
O Fiat Punto teve três gerações ao longo de sua história. A primeira foi lançada em 1993 para substituir o Uno, seguida pela segunda em 1999 e pelo Grande Punto em 2005.
Com duas atualizações de design, o modelo permaneceu em produção até 2018, quando foi descontinuado sem um sucessor direto. Agora, resta saber se a Fiat decidirá ressuscitar o nome em um futuro próximo ou se o Punto permanecerá apenas como um capítulo do passado da marca.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!