
A Hyundai tem se inspirado na BMW em várias ocasiões nos últimos anos, seja em estratégias de produto ou na contratação de executivos. Agora, um novo registro de marca sugere que mais uma ideia da montadora alemã pode estar sendo adotada pela sul-coreana.
A Hyundai recentemente solicitou a proteção do nome “N Sport” no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (U.S.P.T.O.), o que pode indicar uma nova linha de modelos esportivos intermediários.
A marca registrou o nome “N Sport” em 27 de fevereiro de 2025, cobrindo uma ampla variedade de categorias, incluindo automóveis, motocicletas, locomotivas, aviões, navios, tratores e bicicletas, além de peças como pneus, amortecedores e rolamentos.
Esse tipo de registro amplo é comum para proteger o uso da marca em diferentes aplicações.
O mais interessante é que a solicitação inclui um emblema, o que não é tão comum em registros de marca. O design do logotipo se parece bastante com o já conhecido “N Line”, apresentando o mesmo “N” em vermelho e preto, mas com a palavra “Sport” em itálico sobre um fundo cinza.

O fato de a Hyundai já possuir o nome “N Sport” registrado na Coreia do Sul desde abril de 2018 sugere que a ideia pode estar em desenvolvimento há algum tempo.
Embora a Hyundai não tenha comentado oficialmente sobre o registro, a introdução da marca “N Sport” pode indicar um novo nível de acabamento para seus modelos esportivos.
Se essa hipótese estiver correta, a nova designação serviria como um intermediário entre os modelos N Line e os mais radicais N.
Atualmente, a Hyundai segue uma estrutura parecida com a da BMW e da Mercedes-Benz. No extremo esportivo da linha, temos os modelos N puros, como o Elantra N e o Ioniq 5 N.

Já os modelos N Line oferecem um visual mais agressivo, rodas maiores e bancos esportivos, mas sem grandes melhorias mecânicas.
O N Sport poderia preencher essa lacuna, adicionando modificações mais significativas, como um motor mais potente e uma suspensão mais firme, sem chegar ao nível extremo dos modelos N.
Essa estratégia já é bastante comum entre as montadoras alemãs. A BMW, por exemplo, oferece o M3 como a versão mais esportiva da Série 3, enquanto o M340i traz um desempenho intermediário e o pacote M Sport adiciona apenas elementos visuais ao modelo básico 330i.
A Mercedes-Benz segue a mesma lógica, com o AMG C63 S no topo, o AMG C43 como intermediário e o C300 podendo receber um pacote AMG Line apenas para aparência.
Se a Hyundai seguir esse caminho, um hipotético Elantra N Sport poderia ficar posicionado entre o Elantra N Line e o Elantra N. Hoje, o N Line tem um motor 1.6 turbo de 201 cv e custa a partir de 30.170 dólares, enquanto o Elantra N conta com um 2.0 turbo de 276 cv e parte de 35.545 dólares.
Um Elantra N Sport com algo em torno de 225 cv e um preço intermediário poderia ser uma aposta interessante.
Apesar de o registro de marca dar força à ideia de uma nova linha esportiva intermediária da Hyundai, isso não é uma confirmação de que o N Sport realmente chegará ao mercado.
Muitas marcas registram nomes e logotipos que nunca chegam a ser usados, seja por mudanças de estratégia ou pelo simples desejo de impedir que concorrentes utilizem a mesma nomenclatura.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!