Seguradora dos Estados Unidos é acusada pelo Estado do Texas de usar dados de localização e velocidade de seus clientes para aumentar preços

apple carplay segunda geracao
apple carplay segunda geracao

“Não mexa com o Texas” é um ditado que vale ainda mais quando o assunto é proteger a privacidade dos motoristas. A Allstate, gigante do setor de seguros, está sendo acusada pelo Procurador-Geral do Texas, Ken Paxton, de coletar e vender dados privados de milhões de motoristas.

Segundo o processo, a empresa teria adquirido trilhões de milhas de dados de 45 milhões de motoristas por meio de aplicativos de terceiros, utilizando essas informações para ajustar preços de apólices e gerar lucros , muitas vezes sem o conhecimento dos usuários.

A base da acusação é o uso de um *software development kit* (SDK) pela Allstate, integrado a aplicativos populares como GasBuddy, FuelRewards e Routely.

Esses apps pediam permissão para acessar a localização dos usuários para oferecer funcionalidades específicas, mas, de acordo com a denúncia, também enviavam informações detalhadas de comportamento de direção para a subsidiária da Allstate, a Arity.

O SDK permitia que a Allstate capturasse dados do acelerômetro, magnetômetro, giroscópio e GPS dos dispositivos móveis. Com isso, era possível calcular velocidades médias, horários de viagem e até identificar locais visitados com frequência.

As informações eram posteriormente licenciadas pelos desenvolvedores de aplicativos, permitindo que a seguradora cruzasse os dados com bancos de informações pessoais, incluindo nomes, endereços, números de telefone e identificadores de anúncios móveis.

Desde 2015, a Allstate utiliza um modelo de pontuação próprio, chamado Drivesight, para monitorar o comportamento de direção dos motoristas.

Embora a adesão ao programa fosse voluntária, a empresa também usava dados obtidos por meio do SDK para precificar apólices.

Motoristas considerados “de risco” – com base em hábitos como dirigir tarde da noite ou frear bruscamente – poderiam ser cobrados a mais, mesmo sem histórico de infrações ou acidentes.

Além disso, o processo acusa a Allstate de vender essas informações a outras seguradoras e expandir sua base de dados adquirindo informações de montadoras como Toyota, Lexus , Ram, Jeep e Mazda.

A falta de limites geográficos nos dados móveis implica que motoristas de outros estados também podem ter sido afetados.

Ken Paxton, Procurador-Geral do Texas, não poupou críticas à prática:

“Nosso processo revelou que a Allstate e a Arity pagaram milhões de dólares a desenvolvedores de aplicativos para instalar seu software de rastreamento. Dados pessoais de milhões de americanos foram vendidos a seguradoras sem o consentimento deles, violando a lei. Os texanos merecem melhor, e vamos responsabilizar essas empresas.”

O processo alega que a Allstate violou leis de privacidade do Texas ao lucrar com informações sensíveis.

As acusações incluem práticas ilegais de coleta e revenda de dados, sem que os usuários fossem devidamente informados ou consentissem com o uso de suas informações pessoais.

A denúncia levanta preocupações mais amplas sobre o uso de dados por empresas, especialmente no setor de seguros, onde informações pessoais podem impactar diretamente os custos.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.