Se você tem um Jeep Willys então não pode deixar de comprar peças novas importadas desse país; bem longe daqui, há uma indústria focada no ícone automotivo da Segunda Guerra Mundial

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Em 1941, em virtude da Segunda Guerra Mundial, o governo americano solicitou à indústria americana um projeto de carro de reconhecimento leve para o US Army (Exército Americano) e assim surgiu o Jeep, inicialmente produzido por três empresas, incluindo a Ford.

Versátil, o Jeep era recebido numa caixa de madeira e podia ser montado rapidamente. Além de ser ágil e muito capaz, o jipe 4×4 acabou sendo o veículo básico para o desenvolvimento de muitos países que não tinham indústria automobilística, precisando de um carro desbravador.

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Foi assim no Brasil, onde a Willys Overland do Brasil — que chegou a ter duas fábricas de montagem e uma de motores — produziu o Jeep, mas em lugares como as Filipinas, onde uma enxurrada de unidades deixadas pelo exército dos EUA após o conflito gerou uma indústria de reposição.

Por lá, a MD Juan começou com seu fundador, o Doutor Juan, um dentista que trocou a cadeira do consultório por uma oficina. Ele viu na produção de peças de reposição um negócio melhor que tratar os dentes de seus pacientes, ajudando a sustentar uma enorme frota de jipes no país.

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A MD Juan, hoje dirigida por Rommel Juan, neto do fundador, produz todo tipo de peças para o Jeep Willys e a versão MD, aquela original da Segunda Guerra. Ao longo dos anos, a empresa se especializou em produzir não só peças e componentes, mas também partes inteiras dos jipes.

Mas, se você pensa que a MD Juan é uma oficina artesanal que atende clientes específicos, se engana, já que o processo industrial é moderno e inclui o corte de chapas a plasma com equipamentos automatizados, como aqueles usados em estaleiros modernos, por exemplo.

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Embora as plantas do projeto em execução tenham 75 anos, o processo produtivo é bem atual e literalmente pode-se reconstruir um jipe antigo e deixá-lo como zero km. Usando chapas galvanizadas, a MD Juan tem um sistema que ganhou até ISO.

Nas junções das placas parafusadas, a empresa usa um selante inibidor de corrosão para os jipes filipinos continuarem a rodar por um longo tempo.

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Chapas e partes inteiras são tratadas quimicamente e pintadas num processo para manter estes veículos longe da ferrugem por anos. Nesse vídeo do canal Fluctus , pode-se ver todo o processo industrial da MD Juan e como ela é importante para preservar o presente e o passado do Jeep Willys.

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X