Em 1941, em virtude da Segunda Guerra Mundial, o governo americano solicitou à indústria americana um projeto de carro de reconhecimento leve para o US Army (Exército Americano) e assim surgiu o Jeep, inicialmente produzido por três empresas, incluindo a Ford.
Versátil, o Jeep era recebido numa caixa de madeira e podia ser montado rapidamente. Além de ser ágil e muito capaz, o jipe 4×4 acabou sendo o veículo básico para o desenvolvimento de muitos países que não tinham indústria automobilística, precisando de um carro desbravador.
Foi assim no Brasil, onde a Willys Overland do Brasil — que chegou a ter duas fábricas de montagem e uma de motores — produziu o Jeep, mas em lugares como as Filipinas, onde uma enxurrada de unidades deixadas pelo exército dos EUA após o conflito gerou uma indústria de reposição.
Por lá, a MD Juan começou com seu fundador, o Doutor Juan, um dentista que trocou a cadeira do consultório por uma oficina. Ele viu na produção de peças de reposição um negócio melhor que tratar os dentes de seus pacientes, ajudando a sustentar uma enorme frota de jipes no país.
A MD Juan, hoje dirigida por Rommel Juan, neto do fundador, produz todo tipo de peças para o Jeep Willys e a versão MD, aquela original da Segunda Guerra. Ao longo dos anos, a empresa se especializou em produzir não só peças e componentes, mas também partes inteiras dos jipes.
Mas, se você pensa que a MD Juan é uma oficina artesanal que atende clientes específicos, se engana, já que o processo industrial é moderno e inclui o corte de chapas a plasma com equipamentos automatizados, como aqueles usados em estaleiros modernos, por exemplo.
Embora as plantas do projeto em execução tenham 75 anos, o processo produtivo é bem atual e literalmente pode-se reconstruir um jipe antigo e deixá-lo como zero km. Usando chapas galvanizadas, a MD Juan tem um sistema que ganhou até ISO.
Nas junções das placas parafusadas, a empresa usa um selante inibidor de corrosão para os jipes filipinos continuarem a rodar por um longo tempo.
Chapas e partes inteiras são tratadas quimicamente e pintadas num processo para manter estes veículos longe da ferrugem por anos. Nesse vídeo do canal Fluctus, pode-se ver todo o processo industrial da MD Juan e como ela é importante para preservar o presente e o passado do Jeep Willys.
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