Se existem motores com 3 e 5 cilindros, por que não existem com 7 ou 9 cilindros?

motor 7 ou 9 cilindros
motor 7 ou 9 cilindros

A grande maioria dos carros, até pouco tempo atrás, eram equipados com motores que tinham números pares de cilindros.

Isso acabou com a chegada dos motores 3 cilindros, que hoje são a grande maioria na faixa de 1.0 litro de deslocamento.

Antigamente, a exceção a esta regra de números pares eram os motores de 5 cilindros.

Dentre os mais famosos aqui no Brasil, temos o Fiat Marea, que tinha motores de 5 cilindros com tamanhos 2.o turbo e 2.4, e potências de 160 e 182 cavalos.

Também podemos citar o famoso motor 2.5 da Volkswagen, com 170 cavalos, que equipava Jetta e Jetta Variant lá por volta de 2009, 2010.

Mas, por que não vemos motores de 7 ou 9 cilindros?

Bem, o motivo é que usar um número ímpar de cilindros em um motor traz grandes desafios.

Isso é por causa do equilíbrio e da distribuição de força. Com carros em que os motores são colocados de lado (transversal), esses desafios se tornam ainda maiores.

É fácil perceber isso. Os carros 1.0 com 3 cilindros tem uma vibração bem maior da carroceria, que pode ser facilmente percebida, quando o carro está parado e funcionando em marcha lenta.

As dificuldades técnicas aumentam com mais cilindros, como por exemplo, cinco. Isso, por sua vez, deixa a produção e a manutenção do motor mais complexas.

A Audi usou recentemente motores de cinco cilindros em alguns carros. Isso pode ser visto nos modelos TT RS e RS3. A escolha se dá por um equilíbrio entre tamanho do motor e potência.

Por outro lado, temos boas vantagens nos motores com números ímpares de cilindros.

No caso dos 1.0 de 3 cilindros que estão em todo lado na indústria automotiva do Brasil, a redução de um cilindro foi usada para reduzir o consumo de combustível.

Já os motores de cinco cilindros são conhecidos pelo equilíbrio perfeito entre tamanho e potência. Eles cabem em espaços menores de um carro. Mesmo assim, entregam muita força, essencial para veículos esportivos de alto nível.

E será que já foram criados motores de 7 ou 9 cilindros em algum ponto da indústria automotiva?

Não na indústria de carros, mas eles existem sim na aviação e na agricultura.

Em um carro, se fosse um motor com cilindros em linha, ele seria enorme, muito ruim de se trabalhar, e, obviamente, não poderia ser em V, pois apenas motores com número par de cilindros podem ser feitos em V.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.