Quando você bate seu carro, pode ser que seu seguro utilize peças e componentes remanufaturados ou adquiridos de desmanches autorizados. Há quem procure também itens remanufaturados por empresas especializadas, que os deixam como novos.
O uso de itens reindustrializados ou recuperados não é exclusivo das seguradoras, já que existem programas, como da Renault Trucks, que recupera caminhões usados com itens bons de outros veículos ou mesmo recondicionados.
A Scania, por exemplo, analisou essa prática e apontou para a viabilidade técnica e econômica de se introduzir peças ou componentes remanufaturados na linha de montagem de caminhões novos.
No caso do fabricante sueco, a caixa de transmissão automatizada Milestone, foi o ponto de partida para a Scania verificar se era possível usar peças reindustrializadas na produção de veículos novos, o que reduziria o custo de aquisição e o tempo de fabricação de veículos novos.
A transmissão remanufaturada passou por testes de qualidade, análise de materiais e funcionamento. Após os testes, a Scania aprovou a operação com uma caixa de câmbio remanufaturada, o que não deixa de ser uma inovação e também ousadia.
Como se sabe, os veículos novos podem até usar peças de origem reciclada, como o Volvo EX30, por exemplo. Agora, usar peças que foram restauradas numa linha de produtos novos é coisa nova.
Fredrik Nilzén, chefe de Sustentabilidade da Scania, comentou ao site Auto Indústria: “Esta caixa de câmbio remanufaturada é um exemplo convincente de como a fabricação de veículos pesados pode se tornar mais sustentável, circular e eficiente, mantendo os mais altos padrões de qualidade”.
A transmissão automática é um item importantíssimo nos caminhões e uma caixa que já foi recuperada precisa atender aos padrões, mas a taxa de substituição de componentes varia de 10% a 100% da peça, porém, uma caixa remanufatura resulta em economia de 50% em materiais e 45% a redução das emissões de poluentes.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!