
A Scania, em parceria com a DHL, está testando uma solução inovadora para o transporte sustentável: um caminhão elétrico equipado com um extensor de autonomia movido a gasolina.
O modelo, um cavalo mecânico da linha G com tração 6×2, foi adaptado para operar como um veículo elétrico de alcance estendido (EREV).
Nesse caso, o motor a combustão não traciona as rodas, mas atua como gerador para recarregar as baterias, garantindo que a propulsão continue 100% elétrica.
Esse extensor de autonomia conta com um gerador de 162 cavalos, alimentado a gasolina, embora a Scania já esteja avaliando versões que utilizem diesel e HVO, que é o óleo vegetal hidrotratado.
A origem desse motor a gasolina não foi revelada, mas as demais opções parecem mais viáveis nesse caso.
O resultado? Uma autonomia ampliada entre 650 e 800 km, superando os 550 km do modelo elétrico convencional da marca sueca.
Atualmente, o caminhão está sendo operado pela divisão Post & Parcel Germany da DHL, transportando cargas entre Berlim e Hamburgo.

Segundo Tobias Meyer, CEO do DHL Group, um dos maiores desafios para a eletrificação total do transporte de carga ainda é a infraestrutura de recarga, que não evolui na mesma velocidade que a demanda.
Nesse cenário, soluções híbridas como o EREV podem representar um avanço imediato na redução de emissões sem comprometer a eficiência logística.
Para Christian Levin, CEO da Scania, essa tecnologia funciona como um passo intermediário essencial até que o transporte pesado se torne totalmente eletrificado.
O projeto, desenvolvido pela Scania Pilot Partner em conjunto com a DHL, reflete a busca por soluções realistas e sustentáveis para a transição energética no setor de transporte.
Com essa iniciativa, Scania e DHL se posicionam na vanguarda da inovação, provando que é possível equilibrar eficiência, autonomia e compromisso ambiental no transporte de cargas no continente europeu.

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