As peruas sumiram do Brasil e, em alguns lugares, como nos EUA, elas são apenas uma boa recordação. Mas, tem regiões onde ainda resistem, como na Europa, embora sob pressão dos SUVs seja grande.
Na Rússia, o conservadorismo impera com o baixo custo e é nesse cenário que a AvtoVAZ revelou sua mais nova familiar, a Lada Iskra, ainda na fábrica.
A Lada tem uma longa história com peruas, que remonta à era soviética, com destaque para nossa conhecida Lada Laika, vendida por aqui nos anos 90.
Tendo já visto peruas como Priora e Kalina, os russos compram atualmente a Vesta SW e sua versão aventureira, mas a Iskra chega para ser mais popular e, evidentemente, também para pôr um fim na Kalina.
Já vista em imagens de patente, a Iskra SW aparece num vazamento de imagens da AvtoVAZ, que recentemente revelou dois SUVs em visita de Vladimir Putin.
De baixa qualidade, as fotos mostram uma perua pequena, com grandes colunas C e vigias reduzidas, bem como lanternas traseiras grandes.
A frente, assim como do irmão sedã (que pode ser visto numa das fotos), é inspirada no Vesta e chama a atenção pelo “X” empregado nas lentes dos faróis, um formato que vem com a Lada desde o Vesta e o finado Xray.
O que se sabe dela é que tem 4,33 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e 2,60 m de entre eixos, medidas que a colocam em boa posição para ficar abaixo da Vesta SW.
O tamanho do porta-malas não foi revelado ainda, mas parece bom pelas formas da Iskra SW, cuja estimativa de preço começa em 1,2 milhão de rublos ou R$ 71,1 mil.
E a mecânica? A Lada Iskra SW será equipada com motor 1.6 8V de 90 cavalos e 1.6 16V com 106 cavalos, numa configuração simples com transmissão manual ou CVT (no 16V).
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!