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Um dado interessante mostra que a cidade de São Paulo, maior metrópole da América Latina, agora tem como maior modal de transporte pessoal, o individual.
Pela primeira vez desde 2002, quando o levantamento “Pesquisa Origem e Destino”, realizado pelo Metrô de São Paulo, aponta que o transporte coletivo já não é a preferência na cidade.
O levantamento calcula a quantidade de viagens feitas pelas pessoas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e, dessa vez, 51,2% dos deslocamentos motorizados na capital paulista foram individuais e o coletivo representou 48,8%.
Nesse levantamento, contam automóveis, motos, carros de aplicativo e táxis, sendo que os dois últimos cresceram juntos 173%, enquanto as motos tiveram alta de 16%.
Todavia, os carros particulares perderam 886 mil viagens entre 2017 e 2023, indicando que os aplicativos e os táxis assumiram o papel de transportadores principais.
É preciso ter em mente que uma parcela dessa queda migrou para o transporte coletivo ou mesmo para motos, mas não significa que perderam seus carros.
Isso porque a frota de carros particulares na cidade subiu 22% no período e hoje contabiliza 5,375 milhões de veículos.
Segundo dados do Metrô de São Paulo, em 1967, 68,1% das viagens eram feitas por transporte coletivo, basicamente ônibus a diesel e trólebus, bem como trens urbanos.
Já em 1998, houve o ponto de inflexão, onde o transporte individual e o coletivo dividiram as viagens na Grande São Paulo.
Em 2001, 52,3% das viagens eram de particulares, mas em 2007, o transporte coletivo voltou a reinar com 55,3%, porém, começou a despencar novamente e voltou a ser segundo a partir de 2023.
O levantamento apontou ainda que as viagens caíram 15,1% entre 2017 e 2023, de 42 milhões para 35,6 milhões, sendo que a população da cidade aumentou 2% no período.
Com a pandemia, o número de viagens despencou vertiginosamente e o trabalho home office tirou muitas das viagens após a Covid-19, afetando ainda hoje o volume de deslocamentos na metrópole.
[Fonte: AB]
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