A CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) foi por décadas a principal empresa de ônibus em São Paulo, chegando a ter milhares de veículos de todos os tipos, especialmente trólebus e ônibus de motor traseiro.
Entre os deste último tipo, milhares de unidades dos ônibus monoblocos da Mercedes-Benz serviram na CMTC e um deles está chamando atenção, mas não pela aparente conservação, já que se trata de um veículo com mais de 40 anos.
Trata-se de uma exigência da SPTrans, órgão público da capital que gerencia o transporte público na cidade, que determinou que o proprietário de um ônibus Mercedes-Benz O-364 de 1980 retirasse o nome CMTC de seu ônibus.
A SPTrans notificou Carlos Alberto dos Santos, proprietário do veículo, que reside em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.
Carlos Alberto é colecionador de ônibus e possui outros veículos antigos em seu acervo pessoal, expondo o Mercedes-Benz O-364 1980 em eventos históricos da capital paulista, assim como em encontros de ex-funcionários da CMTC.
A SPTrans alega que a manutenção do nome CMTC no veículo, pode induzir o público ao erro, onde podem pensar que o veículo continua em serviço.
Todavia, a CMTC – fundada em 1946 – foi extinta em São Paulo em 1994, com o nome substituído por SPTrans como gerenciadora do sistema e não mais como prestadora do serviço de transporte.
Outro detalhe importante é que o Mercedes-Benz O-364 de 1980 ostenta uma pintura antiga, usada no período entre 1983 e 1986, sendo chamada “pintura do Mário Covas”, em alusão à gestão do prefeito de São Paulo à época.
Nas cores branco, azul e azul-escuro, o MB O 364 tem ainda letreiro mecânico e placa com o itinerário da rota usada na época, bem como ausência de ar condicionado e portas simples.
Fabricado em Campinas, interior de São Paulo, o O-364 era um modelo da Mercedes-Benz com versão rodoviária e urbana, sendo esta a citada no artigo.
[Fonte: Diário do Transporte/Foto: Reprodução]
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!