São Paulo: isenção de IPVA para híbridos flex e hidrogênio só beneficia dois carros fabricados no Estado; entenda como a nova regra excluirá alguns projetos que poderiam ser feitos na região

corolla hybrid 2025
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Pois é, o governo de São Paulo já colocou na ordem do dia sua isenção de IPVA para carros híbridos flex e também para automóveis movidos a hidrogênio, mas como muita coisa nesse país, as regras foram alteradas e publicadas nos “45 do segundo tempo”.

Com isso, apenas dois carros feitos em São Paulo serão beneficiados e, se assim como nós, você esperava por outros modelos que o mercado dita como híbridos flex, precisa continuar aqui para entender a coisa toda.

Dando marcha ré nos acontecimentos, no dia 31 de dezembro, a Secretaria de Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) publicou o seguinte:

O Sefaz-SP “regulamentou a Lei 18.065, de 18 de dezembro, que isenta do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos proprietários de veículos movidos a hidrogênio e veículos híbridos com motor elétrico e a combustão que atendem a critérios específicos como possuir motor elétrico que tenha uma potência mínima de 40 kW e seja alimentado por um sistema de tensão com, no mínimo, 150 volts, capaz de recuperar energia para as baterias”.

No mesmo dia em que o governador Tarcísio de Freitas anunciou que daria isenção de IPVA para carros híbridos flex feitos no Estado, ele assinou o projeto de lei citado, porém, como já sabemos, o mesmo que foi aprovado na Assembleia Legislativa (Alesp) não foi o texto sancionado.

corolla cross hybrid 2025
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No texto acima, diz que o híbrido flex “paulista” precisa ter motor elétrico de 54 cavalos no mínimo (40 kW) e uma bateria de 150 volts. O projeto de lei ainda limita os preços a R$ 250 mil e impede que carros de luxo, mesmo feitos em São Paulo, consigam o benefício.

Contudo, o Sefaz-SP diz que “esse montante será atualizado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)”. Então, o que o consumidor paulista tem à disposição? Apenas os modelos Toyota Corolla Hybrid e Corolla Cross Hybrid.

O primeiro só está sendo oferecido na versão Altis Premium por R$ 199.990, enquanto o segundo sai por R$ 206.290 na versão XRV e R$ 212.890 na XRX, lembrando que ambos se enquadram nas exigências com motor elétrico de 72 cavalos e a bateria de 201,6 volts. 

Com isso, não somente os híbridos leves (MHEV) foram excluídos, mas também os carros elétricos. O tipo plug-in (PHEV) foi aceito no projeto de lei de São Paulo, desde que flex.

Então, projetos que estariam sendo sugeridos para Volkswagen e General Motors, feitos no Estado com a tecnologia MHEV, não serão beneficiados se forem executados, da mesma forma que a nova lei elimina a dupla da Fiat e todos os híbridos fabricados em outros estados.

Deve-se lembrar também que a isenção é de somente 50% do IPVA, pois a outra metade cabe ao município e apenas a capital paulista concede isso, dando assim 100% de isenção para os proprietários que emplacarem a dupla da Toyota.

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X