
O Dacia Sandero conquistou o título de carro mais vendido da Europa em março de 2025, segundo dados da consultoria Dataforce, superando o Peugeot 208 por uma margem estreitíssima de apenas 85 unidades.
Foram 25.402 emplacamentos do Sandero contra 25.317 do rival francês, ambos na categoria dos compactos hatchback.
A briga no topo foi acirrada: o terceiro colocado, o Nissan Qashqai, ficou apenas 247 unidades atrás do 208, mostrando que a diferença entre os líderes foi mínima.
De fato, os 10 modelos mais vendidos do mês ficaram separados por pouco mais de 6.000 unidades, com o Peugeot 2008, um SUV compacto, fechando o top 10.
Curiosamente, as previsões iniciais apontavam o 208 como o líder em março, mas a consolidação dos números confirmou a vitória do Sandero.

No acumulado do primeiro trimestre, o compacto da Dacia também manteve a liderança com 68.707 unidades vendidas, cerca de 10 mil a mais que o 208, enquanto o Volkswagen Golf aparece na terceira posição geral.
Entre os destaques de crescimento dentro do top 10 está o Volkswagen Tiguan, que, após a introdução de uma nova versão híbrida plug-in de longo alcance no fim de 2024, viu suas vendas crescerem 23%, ocupando a sétima posição.
Já o Opel/Vauxhall Corsa, “irmão” do 208, também teve aumento de 8,3% nas vendas, enquanto o próprio 208 cresceu 7,1%.
Mesmo assim, nem tudo foi positivo. O Sandero, apesar da liderança, teve uma leve queda de 3,8% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. O maior tombo no top 10 foi do Golf, com queda de 17%.
Vale destacar que o forte aumento de 23% nas vendas de veículos elétricos na Europa em março não beneficiou todos.

As versões elétricas do 208 (e-208) e do Corsa (Corsa-e) tiveram quedas significativas: o e-208 desabou 65%, vendendo apenas 1.886 unidades frente às 5.364 de março de 2024, enquanto o Corsa-e caiu 51%, para 1.331 unidades, segundo a Dataforce.
Fora do top 10, alguns modelos que costumavam ser estrelas sofreram quedas bruscas.
O Tesla Model Y, por exemplo, ficou apenas na 19ª posição, com queda de 42%, reflexo da mudança para uma versão reestilizada e também da crescente rejeição a Elon Musk em função de suas posições políticas.
Já o Citroën C3 caiu para o 17º lugar, impactado por atrasos relacionados a problemas de software na nova geração.
Com as preferências dos consumidores europeus em plena transformação — entre combustão, híbridos e elétricos — e a competição cada vez mais acirrada, 2025 promete ser um ano de surpresas na liderança do mercado.
E, por enquanto, o Dacia Sandero segue como o carro a ser batido.

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