Sandero é o carro mais vendido da Europa, com uma vantagem apertadíssima de apenas 85 carros à frente do Peugeot 208

dacia sandero stepway 2023 (1)
dacia sandero stepway 2023 (1)

O Dacia Sandero conquistou o título de carro mais vendido da Europa em março de 2025, segundo dados da consultoria Dataforce, superando o Peugeot 208 por uma margem estreitíssima de apenas 85 unidades.

Foram 25.402 emplacamentos do Sandero contra 25.317 do rival francês , ambos na categoria dos compactos hatchback.

A briga no topo foi acirrada: o terceiro colocado, o Nissan Qashqai, ficou apenas 247 unidades atrás do 208, mostrando que a diferença entre os líderes foi mínima.

De fato, os 10 modelos mais vendidos do mês ficaram separados por pouco mais de 6.000 unidades, com o Peugeot 2008, um SUV compacto, fechando o top 10.

Curiosamente, as previsões iniciais apontavam o 208 como o líder em março, mas a consolidação dos números confirmou a vitória do Sandero.

dacia sandero stepway 2023 (2)
dacia sandero stepway 2023 (2)

No acumulado do primeiro trimestre, o compacto da Dacia também manteve a liderança com 68.707 unidades vendidas, cerca de 10 mil a mais que o 208, enquanto o Volkswagen Golf aparece na terceira posição geral.

Entre os destaques de crescimento dentro do top 10 está o Volkswagen Tiguan, que, após a introdução de uma nova versão híbrida plug-in de longo alcance no fim de 2024, viu suas vendas crescerem 23%, ocupando a sétima posição.

Já o Opel/Vauxhall Corsa, “irmão” do 208, também teve aumento de 8,3% nas vendas, enquanto o próprio 208 cresceu 7,1%.

Mesmo assim, nem tudo foi positivo. O Sandero, apesar da liderança, teve uma leve queda de 3,8% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. O maior tombo no top 10 foi do Golf, com queda de 17%.

Vale destacar que o forte aumento de 23% nas vendas de veículos elétricos na Europa em março não beneficiou todos.

dacia sandero stepway 2023 (3)
dacia sandero stepway 2023 (3)

As versões elétricas do 208 (e-208) e do Corsa (Corsa-e) tiveram quedas significativas: o e-208 desabou 65%, vendendo apenas 1.886 unidades frente às 5.364 de março de 2024, enquanto o Corsa-e caiu 51%, para 1.331 unidades, segundo a Dataforce.

Fora do top 10, alguns modelos que costumavam ser estrelas sofreram quedas bruscas.

O Tesla Model Y, por exemplo, ficou apenas na 19ª posição, com queda de 42%, reflexo da mudança para uma versão reestilizada e também da crescente rejeição a Elon Musk em função de suas posições políticas.

Já o Citroën C3 caiu para o 17º lugar, impactado por atrasos relacionados a problemas de software na nova geração.

Com as preferências dos consumidores europeus em plena transformação — entre combustão, híbridos e elétricos — e a competição cada vez mais acirrada, 2025 promete ser um ano de surpresas na liderança do mercado.

E, por enquanto, o Dacia Sandero segue como o carro a ser batido.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.