Russos da Lada preparam inédito SUV baseado no sedã Vesta; marca da AvtoVAZ promete até 12 modelos mesmo com país sob embargo

lada vesta suv 1
lada vesta suv 1

Com a Guerra da Ucrânia, a AvtoVAZ sofre um grande impacto com a saída completa da Renault, que detinha 75% das ações da montadora russa, que rapidamente perdeu o Lada Xray, montado sobre a plataforma do Sandero.

Da Renault, restou somente o Lada Largus, que é somente o Dacia Logan MCV da primeira geração. Tendo principalmente os modelos Vesta, Vesta SW e Vesta Cross, bem como Niva, Niva Travel (Chevrolet Niva) e o compacto Granta, a marca russa prepara a volta por cima.

Segundo Maxim Sokolov, presidente da AvtoVAZ, a partir de 2025 surgirão os primeiros modelos de uma nova geração de carros, que começará com o Iskra, em versão sedã e perua, mas também veremos o primeiro SUV derivado do Vesta.

Não se trata do projeto do XCode, um belo conceito de SUV feito sobre a plataforma do Duster e que nunca viu a luz. Agora, sem Renault, a Lada precisa colocar produtos no mercado russo antes que seja engolida por marcas chinesas, que dominam o país.

lada vesta suv 2
lada vesta suv 2

O novo SUV será baseado no Vesta e dizem que será de uma nova marca da AvtoVAZ, mas não se sabe exatamente como ele será e nem sua motorização, porém, essa projeção do site Kolesa mostra como pode ser este SUV do fabricante russo.

Com linhas semelhantes às do Lada Vesta, inseridas pela projeção, o SUV da marca russa ostenta uma carroceria da Chery, que tem parceria com a AvtoVAZ, mas pelo que se sabe, será uma estrutura da própria empresa.

Hoje, a Lada se ressente de ter um SUV em seu portfólio, basicamente composto por sedãs, peruas e utilitários 4×4. Então, com um novo SUV, a russa poderá ampliar suas vendas e assim deter o avanço dos chineses.

Na mecânica, o SUV da Lada poderá ter motor 1.6 16V de 122 cavalos e transmissão CVT, com possível versão 1.8 ou 1.6 Turbo.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 69% (317 pessoas), indicou que o NA carrega bem rápido.

Agora, queremos saber: Por quais meios você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X