Com a Guerra da Ucrânia, a AvtoVAZ sofre um grande impacto com a saída completa da Renault, que detinha 75% das ações da montadora russa, que rapidamente perdeu o Lada Xray, montado sobre a plataforma do Sandero.
Da Renault, restou somente o Lada Largus, que é somente o Dacia Logan MCV da primeira geração. Tendo principalmente os modelos Vesta, Vesta SW e Vesta Cross, bem como Niva, Niva Travel (Chevrolet Niva) e o compacto Granta, a marca russa prepara a volta por cima.
Segundo Maxim Sokolov, presidente da AvtoVAZ, a partir de 2025 surgirão os primeiros modelos de uma nova geração de carros, que começará com o Iskra, em versão sedã e perua, mas também veremos o primeiro SUV derivado do Vesta.
Não se trata do projeto do XCode, um belo conceito de SUV feito sobre a plataforma do Duster e que nunca viu a luz. Agora, sem Renault, a Lada precisa colocar produtos no mercado russo antes que seja engolida por marcas chinesas, que dominam o país.
O novo SUV será baseado no Vesta e dizem que será de uma nova marca da AvtoVAZ, mas não se sabe exatamente como ele será e nem sua motorização, porém, essa projeção do site Kolesa mostra como pode ser este SUV do fabricante russo.
Com linhas semelhantes às do Lada Vesta, inseridas pela projeção, o SUV da marca russa ostenta uma carroceria da Chery, que tem parceria com a AvtoVAZ, mas pelo que se sabe, será uma estrutura da própria empresa.
Hoje, a Lada se ressente de ter um SUV em seu portfólio, basicamente composto por sedãs, peruas e utilitários 4×4. Então, com um novo SUV, a russa poderá ampliar suas vendas e assim deter o avanço dos chineses.
Na mecânica, o SUV da Lada poderá ter motor 1.6 16V de 122 cavalos e transmissão CVT, com possível versão 1.8 ou 1.6 Turbo.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!