
A Rivian está preparando uma atualização de software que vai cobrar dos proprietários dos modelos R1S e R1T uma quantia de US$ 5.000 para desbloquearem mais potência e autonomia em seus veículos elétricos.
A novidade faz parte de um pacote que também inclui um novo Rally Mode.
Após “uma forte demanda dos clientes”, a Rivian confirmou que oferecerá a atualização de desempenho para os modelos R1S e R1T de segunda geração através da versão de software 2025.06.
Wassym Bensaid, chefe de software da empresa, revelou que a novidade estará disponível em breve via atualização OTA, permitindo que os veículos desbloqueiem sua capacidade total.

Atualmente, o Performance Upgrade só está disponível ao configurar um novo R1S ou R1T com motor Dual Motor ou ao comprar um veículo com o recurso já instalado no estoque da Rivian.
No entanto, com a nova atualização, donos de modelos compatíveis poderão pagar pelo upgrade e obter um aumento significativo de desempenho.
Pelo valor adicional, o Performance Upgrade eleva a potência do R1S e R1T de 533 para 665 cv, enquanto o torque máximo sobe de 79 kgfm para 107 kgfm. Com esse acréscimo, a aceleração de 0 a 60 mph cai de 4,5 para apenas 3,4 segundos.
Além do aumento de potência, a atualização desbloqueia dois novos modos de condução, Sport e Sand, que melhoram o desempenho do veículo em diferentes tipos de terreno.

A Rivian também confirmou que a atualização incluirá o novo Rally Mode, que ajusta a suspensão para permitir velocidades mais altas em terrenos irregulares.
Embora a empresa ainda não tenha revelado preços oficiais para essa atualização via OTA, Bensaid afirmou que os clientes poderão utilizar os pontos do programa Rivian Rewards para reduzir o custo do upgrade.
Além do aumento de potência, a Rivian também planeja liberar uma atualização que desbloqueia maior autonomia da bateria. Assim como no caso do Performance Upgrade, ainda não há informações sobre preços ou data de lançamento.
Atualmente, a Rivian oferece três opções de bateria para o R1S e o R1T, Standard, Large e Max. Nos modelos de segunda geração, a bateria Standard oferece até 258 milhas de autonomia, enquanto a Large chega a 330 milhas.

Já a Max, que custa US$ 7.000 ao configurar um novo veículo, pode atingir até 410 milhas no R1S e 420 milhas no R1T, segundo a EPA.
Além das atualizações, a Rivian vem adotando estratégias agressivas para tornar seus veículos mais competitivos.
Em fevereiro, a empresa reduziu os valores dos contratos de leasing em 200 dólares por mês, tornando o R1S disponível pelo mesmo preço do R1T, com parcelas a partir de 599 dólares mensais.

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