Retrospectiva 2024: O ano recolocou o mercado automotivo brasileiro na rota do crescimento das vendas e ficou marcado por lançamentos significativos

retrospectiva 2024
retrospectiva 2024

Foi um ano de recuperação de vendas no mercado brasileiro, de lançamentos importantes e de novidades para a indústria automotiva do Brasil.

Mas 2024 foi também um período com alguns desafios do setor, como a necessidade de modernização dos processos produtivos, o investimento em fornecedores nacionais e a busca por novos perfis de consumidores.

E a catástrofe climática ocorrida no Rio Grande do Sul ainda gerou graves problemas para a fábrica de automóveis gaúcha da General Motors e para vários fabricantes de componentes automotivos instalados no Estado, afetando as cadeias de produção em fábricas de todo o país.

Em termos de mercado, enquanto a Fiat Strada e o Volkswagen Polo continuam disputando até os últimos dias de dezembro o cobiçado “prêmio” do modelo mais vendido no Brasil, o crescente segmento de eletrificados concentrou as principais novidades – e, nele, a BYD continua a “dar as cartas” no mercado nacional.

Os compactos Dolphin e Dolphin Mini consolidaram a liderança entre os 100% elétricos e a marca chinesa ainda se expandiu para novos segmentos, com destaque para o sedã médio híbrido King e a picape média híbrida Shark.

Já a sueca Volvo tentou ampliar sua faixa de consumidores com um novo elétrico mais básico, o EX30. Atento às tendências, o Grupo Stellantis, que lidera as vendas de automóveis no mercado brasileiro, entrou de vez na briga dos eletrificados com o lançamento das versões Bio-Hybrid dos Fiat Pulse e Fastback.

Em meio a vários produtos totalmente novos – como o Renault Kardian e o Citroën Basalt – e outros que receberam renovações importantes – como o Volkswagen T-Cross, o Peugeot 2008 e os Jeep Compass e Commander com motor Hurricane 2.0 turbo –, os clássicos mostraram que nunca saem de moda.

Tanto que um dos destaques de 2024 foi a chegada ao Brasil do Mustang GT Performance, a sétima geração do sexagenário cupê esportivo, com seu poderoso motor Coyote 5.0 V8 a gasolina de 488 cavalos.

Dez lançamentos automotivos que marcaram 2024

Jeep Compass Blackhawk

Jeep Compass Blackhawk
Jeep Compass Blackhawk

A maior novidade da Stellantis no ano em termos de potência veio nas versões Blackhawk (“falcão negro”) do Jeep médio Compass – e também do grande Commander – com o motor 2.0 turbo Hurricane a gasolina, com 272 cavalos e 40,8 kgfm, acoplado ao câmbio automático de 9 marchas e à tração integral.

Embora seja um motor de desenvolvimento global da Jeep, o Hurricane passou a ser produzido em Goiana (PE) com especificações próprias para o Brasil. Em abril, os novos Compass e Commander Blackhawk vieram com preço de R$ 279.990 e R$ 321.290, respectivamente.

O do primeiro subiu para R$ 285.590 e o do segundo se manteve.

Volkswagen T-Cross

VW T-Cross 2025
VW T-Cross 2025

SUV mais vendido do Brasil em 2023 e 2024, o compacto T-Cross teve sua linha 2025 apresentada em maio. Com dois tipos de motorização, as turbo 1.0 TSI, de 128 cavalos e 20,4 kgfm e a 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm, sempre com câmbio automático de 6 marchas, o T-Cross é um produto global da Volkswagen adaptado a cada região em que é comercializado.

Para o Brasil e a América do Sul, o SUV é produzido em São José dos Pinhais (PR). Na linha 2025, as versões do T-Cross permaneceram as mesmas, com o preço da 200 TSI subindo para R$ 148.990, a Comfortline iniciando em R$ 167.790 e a Highline crescendo para R$ 179.990.

A variante de entrada Sense só foi revigorada no segundo semestre de 2024, com preço subindo levemente para R$ 119.990.

BYD Shark

BYD Shark
BYD Shark

Cinco meses depois da apresentação mundial, a BYD Shark desembarcou no Brasil em outubro em versão única a R$ 379.800, preço que se manteve.

A primeira picape híbrida plug-in do mercado nacional é importada da China e combina um motor a gasolina de 1,5 litro turbo com dois elétricos, com potência e torque combinados de 437 cavalos e 65 kgfm, respectivamente.

A Shark pode se tornar um dos modelos “made in Brazil” da BYD, em Camaçari (BA).

No mercado brasileiro, a nova picape enfrenta a concorrência de rivais com motorizações a diesel e prestígio consolidado, como as argentinas Toyota Hilux, Ford Ranger, Volkswagen Amarok e Nissan Frontier e as brasileiras Chevrolet S10 e Mitsubishi L200, além da uruguaia Fiat Titano e da chinesa JAC Hunter, também lançadas este ano.

Volvo EX30

Volvo EX30
Volvo EX30

Com a missão de dobrar o tamanho da Volvo no Brasil e colocá-la na liderança do segmento premium, o 100% elétrico EX30 foi apresentado no Brasil em maio.

Fabricado na China e desenvolvido em parceria com a chinesa Geely, que controla a Volvo Cars desde 2010, o SUV mais compacto da Volvo pode ser adquirido com uma bateria de 51 kWh, com 250 quilômetros de autonomia segundo o Inmetro, ou de 69 kWh, com 338 quilômetros.

Todas as configurações têm o mesmo motor, com potência de 272 cavalos e torque de 34,9 kgfm, com tração traseira. O EX30 é oferecido no Brasil em quatro opções, a Core, a R$ 229.950, a Core Extended Range, a R$ 249.950, a Plus Extended Range, a R$ 277.950, e a Ultra Extended Range, a R$ 293.950.

Todos os preços seguiram iguais desde o lançamento.

Ford Mustang GT

Ford Mustang GT
Ford Mustang GT

Lançado em 1964, o Mustang logo se tornou um símbolo da esportividade automotiva. Tanto que originou até um gênero de veículos – os chamados “pony cars”, cupês de quatro lugares com capô longo e traseira bem curta.

Em sua sétima geração, o novo Mustang chegou ao Brasil em junho na deslumbrante versão GT Performance, equipado com o motor Coyote 5.0 V8 aspirado de 488 cavalos, sendo o Mustang mais potente de todos os tempos.

O supercarro veio com preço de R$ 529 mil, mantido até agora. Fabricado em Flat Rock, Michigan, Estados Unidos, o cupê esportivo mais vendido do mundo há oito anos seguidos ostenta agora um visual mais esculpido e atlético, combinando linhas modernas com elementos clássicos do modelo original.

BYD King

BYD King
BYD King

Apresentado pelo marketing da BYD como “o novo rei do mercado de sedãs”, o King chegou ao Brasil em junho vindo da China com a proposta de assumir a liderança de vendas entre os sedãs médios no mercado brasileiro, desafiando uma concorrência já bastante estabelecida.

Em parte, o King conseguiu, com bom número de emplacamentos desde sua estreia. O modelo também é cotado para ser fabricado em Camaçari (BA).

O King chegou em duas versões, a GL, com preço de R$ 175.800, e a GS, a R$ 187.800, preços que se mantiveram até dezembro.

O sedã híbrido plug-in chinês é movido por um motor aspirado de 1,5 litro a gasolina – de 110 cavalos e 13,4 kgfm – e outro elétrico. Combinados, geram 209 cavalos na GL e 235 cavalos na GS.

Peugeot 2008

Novo Peugeot 2008 2025
Novo Peugeot 2008 2025

A Peugeot apresentou em agosto a nova linguagem visual do SUV compacto 2008, tendo como principal característica três garras felinas no conjunto de luzes de circulação diurna em substituição ao “dente de sabre”.

Importado da Argentina, o novo 2008 a combustão veio nas versões Active, com preços atuais de R$ 139.990, Allure, R$ 149.990, e a GT, R$ 169.990. Todas são equipadas com o motor turbo 200 – o T200 da Stellantis –, com 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque.

Já o novo E-2008 100% elétrico, produzido na Espanha, chegou em julho em opção única GT, com preço de R$ 250 mil, depois, subiu para R$ 259.990.

O novo E-2008 é 15% mais potente, com 158 cavalos (116 kWh) e torque de 26,4 kgfm, enquanto a capacidade da bateria subiu para 54 kWh, com autonomia de 261 quilômetros de acordo com Inmetro.

Renault Kardian

Renault Kardian
Renault Kardian

Apresentado no Rio de Janeiro no final de 2023, o SUV compacto Kardian chegou ao mercado nacional em março – produzido em São José dos Pinhais (PR).

Nas versões Evolution, por R$ 112.790 (subiu para R$ 115.990), e Techno, por R$ 122.990 (cresceu para R$ 126.490), além da série de lançamento Première Edition, por R$ 132.790 (foi para R$ 136.990), o Kardian traz o motor 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos e 22,4 kgfm, associado ao câmbio automático de 6 marchas com dupla embreagem EDC fabricado na China pela Magna International – um conjunto mecânico inédito na América Latina.

egundo a Renault, o sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens.

Citroën Basalt

Citroen Basalt
Citroen Basalt

A Citroën atacou forte em outubro com o SUV com estilo cupê Basalt, produzido no Complexo Industrial Stellantis de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro.

O Basalt veio em três versões e uma especial de lançamento, se iniciando com a Feel, com preço de R$ 89.990 – que assumiu o posto de utilitário esportivo mais barato do Brasil –, passando pela Feel a R$ 96.990 e a Shine a R$ 104.990, enquanto e a First Edition desembarcou custando R$ 107.390.

O novo SUV-cupê compacto tem dois tipos de motorização, ambas desenvolvidas pela Stellantis, com o 1.0 Firefly aspirado de três cilindros apenas na opção Feel.

Para as demais variantes, o Basalt conta com o T200 turbo, com até 130 cavalos e 20,4 kgfm, associado à transmissão automática tipo CVT de 7 marchas simuladas.

Fiat Pulse e Fastback Bio-Hybrid

Fiat Pulse e Fastback híbridos
Fiat Pulse e Fastback híbridos

Coube aos compactos SUV Pulse e SUV-cupê Fastback a estreia, em novembro, da nova tecnologia Bio-Hybrid – ou MHEV, ou ainda híbrida leve – da Stellantis, produzidos em Betim (MG).

Existem duas versões em cada modelo híbrido nacional, com a Pulse Audace a R$ 125.990 e a Impetus a R$ 140.990 e a Fastback Audace a R$ 151.990 e a Impetus a R$ 161.990.

Nas quatro variantes híbridas, o 1.0 T200 flex continua aliado ao câmbio tipo CVT de 7 marchas simuladas, mantendo até 130 cavalos e 20,4 kgfm. No sistema, o propulsor elétrico multifuncional substitui o alternador e o motor de partida, com potência de até 3 kW (quatro cavalos).

No entanto, em nenhum momento o motor elétrico movimenta o carro sozinho.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Avatar photo
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira - AutoMotrix

Jornalista carioca que trabalha com jornalismo automotivo desde 1992. Em 2018 criou a Agência AutoMotrix e, em 2020, a revista "Roda Rio".