A Renault está preparando um novo produto que chegará após o Kardian, sendo esse um SUV médio para brigar com o trio Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Segundo a revista Auto Esporte, a produção do novo SUV da Renault ocorrerá em agosto de 2025, com lançamento previsto para o terceiro trimestre, ou seja, até o fim de setembro.
O modelo, conhecido pelo codinome C-Neo, usará a plataforma RGMP (Renault Global Modular Platform), uma variação da CMF-B da Renault, usando partes da estrutura do Dacia Duster de terceira geração.
Todavia, diferente deste, o novo SUV médio da Renault terá um perfil mais próximo de um crossover-cupê, ficando maior que o Duster romeno, que hoje mede 4,35 m, mas a publicação aposta em algo em torno de 4,50 m.
Esse novo SUV, que será feito em São José dos Pinhais, no Paraná, chegará inicialmente apenas na motorização flex, que no caso será o motor H5Ht 1.3 TCe Turbo Flex de 162 cavalos na gasolina e 170 cavalos no etanol, com 27,5 kgfm.
O câmbio deverá ser o CVT de oito velocidades simuladas, focando assim na eficiência energética e não em desempenho, como no caso do Kardian, que usa o H4Dt 1.0 TCe.
A versão híbrida flex chegará depois, provavelmente em 2026, com motor H4M 1.6 Flex de ciclo Atkinson e dois motores elétricos, sendo um gerador e outro propulsor, com bateria de lítio de 2 kWh e câmbio de dupla embreagem EDC de seis marchas.
Esta configuração na Dacia entrega até 145 cavalos, mas aqui, usando etanol, deve chegar a 150 cavalos. Isso será importante para rivalizar com o Corolla Cross Hybrid.
Usando portas ou partes delas, assim como teto e outros componentes do Duster III europeu, o SUV nacional será um equivalente mais largo e maior que o Dacia, reproduzindo em parte o que o Kardian fez em relação ao Novo Sandero romeno.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!