Renault prepara fábrica da Sofasa para produzir o Kwid; planta de Envigado fará 40.000 unidades do subcompacto na Colômbia

kwid intense (2)
kwid intense (2)

A Renault está expandindo a produção de veículos na América do Sul e com um investimento de US$ 100 milhões, fará uma segunda linha de montagem do subcompacto Kwid.

Além da produção em São José dos Pinhais, Paraná, o Renault Kwid passará a ser feito também em Envigado, Bogotá, capital da Colômbia.

Nas últimas semanas, a Renault abriu vagas para 200 funcionários, que trabalharão numa linha de montagem do Kwid no país andino.

Nos planos da Sofasa, empresa local de propriedade da Renault, a linha de montagem será suficiente para nacionalizar 40.000 unidades do Kwid anualmente.

Trata-se de um bom volume, equivalente à produção mensal de 3.333 unidades, mas além do mercado interno, o Kwid colombiano também será exportado para países próximos, como Equador e Peru, por exemplo.

Serão 50% da produção para exportação e até o México será um dos destinos para os exemplares do Kwid feitos na Colômbia. Todavia, a fabricação do Kwid continuará no Brasil.

Aqui, o hatch subcompacto é um dos carros menos caros do mercado, disputando com o Fiat Mobi o título de mais “barato” do Brasil.

Por vezes, o Citroën C3 se destaca nesse aspecto, mas a Renault se mantém confiante de que o Kwid continuará a ser um importante player na faixa até R$ 100.000.

Na Colômbia, serão feitas somente as versões a gasolina, que usarão o 1.0 litro de até 70 cavalos, além de transmissão manual de cinco marchas.

Com a ampliação e transferência de parte da produção brasileira do Kwid, a Renault reforça a importância do país latino, que já fabrica os modelos Duster, Logan e Sandero.

A Sofasa foi uma jo1nt venture criada em 1969 e desde então vem produzindo alguns modelos da Renault para atender a demanda andina.

Já o Kwid E-Tech Electric continuará sendo importado da China e não há planos conhecidos para sua nacionalização no Brasil.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X