A Renault se prepara para lançar um novo modelo que ocupará o topo de sua linha: um crossover shooting brake inspirado no conceito Embleme.
Esse veículo será o maior já produzido pela marca, superando até mesmo o Renault Espace de sete lugares em comprimento.
O Embleme reflete a visão de futuro da Renault, como destacou Laurens van den Acker, diretor de design do grupo. Segundo ele, o conceito representa a evolução da identidade da marca, trazendo uma abordagem inovadora para o design automotivo.
Com um perfil mais baixo que um SUV e mais alto que um sedã, o modelo combina elegante e aerodinâmico, enquanto acomoda as baterias no piso.
O protótipo apresenta um sistema híbrido com extensor de autonomia: uma bateria de 40 kWh que pode ser recarregada tanto na rede elétrica quanto por uma célula de combustível de hidrogênio.
O motor elétrico de 215 cavalos está montado no eixo traseiro, característica incomum nos modelos atuais da Renault, mas viabilizada pela plataforma AmpR Medium, que permite diferentes configurações de motorização, incluindo tração integral.
Não se sabe se a versão de produção será totalmente elétrica ou híbrida. Diferente da Peugeot, que aposta em plataformas multienergéticas, a Renault mantém sua estratégia de arquiteturas dedicadas para melhorar o espaço interno sem comprometer as dimensões do veículo.
Com uma distância entre eixos de 2,90 metros e balanços reduzidos, o Embleme se encaixou no padrão dos elétricos modernos, podendo receber uma bateria maior que a do Scénic E-Tech, de 87 kWh.
Ainda é cedo para estimar a autonomia final do Embleme, mas, considerando que o Scénic E-Tech já ultrapassa os 600 km, espera-se que esse novo modelo vá ainda mais longe.
Isso porque, está em estudo reduzir o tamanho das baterias e utilizar extensores de autonomia abastecidos por hidrogênio.
Essa solução permitiria rodar até 1.000 km com apenas duas paradas de cinco minutos para reabastecimento, mas a infraestrutura de bloqueio ainda é limitada em comparação com os pontos de recarga elétrica.
O Embleme também incorpora avanços aerodinâmicos para maximizar a eficiência. Seu design inclui limpadores de para-brisas ocultos, maçanetas retráteis, câmeras no lugar dos retrovisores, entrada de ar ativo e um difusor traseiro inspirado na F-1.
A Renault planeja produzir baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) a partir de 2026, reduzindo custos em 20% e eliminando o uso de cobalto.

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