O kei car é um tipo de veículo popular no Japão, onde tem suas próprias regras, que não se limitam apenas ao veículo, sendo eles basicamente limitados em tamanho, motorização, entre outros.
Todavia, o kei car basicamente é um tipo de veículo que só existe em termos da lei, no Japão, onde possuem seus benefícios e limitações, mas a velha ideia nipônica, que surgiu após o fim da Segunda Guerra Mundial, atraiu a atenção da União Europeia.
Com a eletrificação obrigatória, o velho continente tem agora um lobby de empresas para convencer Bruxelas a criar uma legislação específica para um tipo de kei car europeu.
Liderado pela Renault, esse grupo de lobistas europeus, que inclui a associação europeia de fabricantes, quer a criação de um kei car elétrico para a União Europeia, sendo esse um carro urbano eletrificado com baixo preço.
Luca de Meo, CEO da Renault, defende a ideia: “O kei car é um exemplo perfeito do tipo de coisas que deveríamos ser capazes de fazer”.
O chefão da Renault e seus parceiros, defendem uma legislação que permita a criação desse tipo de veículo com incentivos fiscais, como redução de impostos para compra, acesso garantido aos centros urbanos, pedágio mais barato e outros benefícios, como estacionamentos gratuitos, etc.
Um kei car elétrico europeu geraria uma mudança importante no cenário europeu, já que os preços seriam mais convidativos, ainda que desempenho e alcance sejam limitados.
Com os custos crescentes, as montadoras europeias ainda lutam para manter os carros subcompactos como o futuro Renault R4 elétrico, porém, os preços não são atrativos devido à eletrificação e os compradores não se sentem estimulados a mudar.
Por lá, a Renault venderá em breve, além do R4, também o Novo R5 e o próximo Twingo, que chegará importado da China, mesma origem do Dacia Spring, vendido também na região.
Vão conseguir?
[Fonte: Autocar]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!