O Complexo Ayrton Senna da Renault, em São José dos Pinhais, Paraná, possui duas fábricas dedicadas à produção de carros de passeio e veículos comerciais leves.
A instalação emprega 5.000 colaboradores, alcançou uma importante marca de quatro milhões de veículos produzidos no Brasil, ao longo de 26 anos.
O quarto milionésimo veículo a sair da linha de produção do Renault Kardian. Em 2024, a Renault emplacou 139.214 veículos no Brasil, registrando um crescimento nas vendas de 10,3% e exportou 51.925 unidades.
Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, comenta: “O ano de 2024 fica marcado na história da Renault do Brasil pelo sucesso do Kardian, que está conquistando o mercado brasileiro, a admiração dos nossos clientes e já recebeu diversos reconhecimentos da imprensa especializada, além de ser um sucesso de exportação. Tudo isso é motivo de muito orgulho para os 5.000 colaboradores da Renault do Brasil”.
A marca francesa destaca o Kardian como o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual da Renault, que inaugurou a fase atual da marca.
Em seu primeiro ano, o SUV compacto já alcançou 30.740 veículos produzidos, tendo 13.233 unidades enviadas a nove países da América Latina.
Já o Renault Master teve 11.080 unidades produzidas, sendo líder de mercado entre as vans, não tendo rivais em volume no mercado nacional.
Para 2024, a Renault lançou outras novidades, começando o ano anunciando em janeiro uma importante renovação da gama Duster.
Com as novas versões Intense Plus e Iconic Plus, o Duster 2024 mudou em design, equipamentos inéditos e mais tecnologias de segurança.
Em março do ano passado, apresentou uma nova versão da picape Oroch, o Iconic, equipado com o motor 1.6 SCe Flex.
A Renault agora se prepara para a produção de um novo SUV médio com propulsão híbrida, mas ainda não se sabe se plug-in ou híbrido leve.
Outro que deve ser produzido no complexo industrial paranaense é a nova geração da Master, assim como um equivalente compacto do Kardian em formato de cupê para rivalizar com o Fiat Fastback.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!