Renault aposta em híbrido comum para fazer a transição para os carros elétricos; CEO da marca francesa limitará o plug-in

renault rafale oficial 1
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A Renault está apostando firme nos carros híbridos na Europa, o que surge como um caminho diferente do que a marca francesa vinha praticando, passando dos carros a gasolina e diesel para elétricos.

Ainda que a Renault tenha desenvolvido tecnologias para introduzir carros híbridos plug-in (PHEV), ela também apresentou híbridos comuns, o do tipo HEV.

renault rafale oficial 2
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Na Europa, com a desaceleração dos carros elétricos, a Renault aproveitou para ampliar a oferta de carros híbridos comuns, com apenas o modelo Rafale sendo um PHEV.

Fabrice Cambolive, CEO da Renault, disse à inglesa Autocar : “Três ou quatro anos atrás, não era óbvio escolher entre híbrido leve, completo [HEV], plug-in [plug-in] ou EV puro — havia muitas maneiras diferentes de gerenciar sua linha de motores.”

rafale e tech 4x4 2
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Cambolive ampliou: “O que decidimos é apostar no full hybrid, porque para mim é a forma mais fácil de ter carros de baixo consumo e preparar os nossos clientes para irem para os VE”.

Pelo dito, a Renault aparentemente conseguiu alcançar um custo de produção aceitável para introduzir um conjunto HEV em carros menores que o Rafale, um SUV médio.

renault rafale oficial 7
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O Rafale E-Tech 4×4 é tido como possivelmente o último PHEV da marca francesa, sendo que ele usa o motor 1.2 Turbo associado com dois motores elétricos nos dois eixos, além de um gerador de força na transmissão.

A Renault emprega ainda o motor H4M 1.6 com 140 ou 145 cavalos, com dois motores elétricos numa caixa automática de quatro marchas modificada para funcionar com os dois tipos de motores.

rafale e tech 4x4 4
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Fora isso, a Horse desenvolveu um novo motor 1.8 litro para híbridos com 107 cavalos, sendo possivelmente outra opção para a Renault utilizar no continente.

Sobre o Rafale, Cambolive falou: “É apenas a adição da tecnologia híbrida plug-in que tínhamos antes, com a tecnologia híbrida que também temos em outros lugares. É uma maneira inteligente de associar duas tecnologias que já estavam disponíveis”.

 


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X