Reino Unido define eliminação gradual da venda de novos carros a gasolina e diesel a partir de 2030; governo vai apoiar veículos com emissões zero

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O governo britânico continua sua missão de buscar cada vez mais energia limpa e também crescimento econômico, porém, para isso, será necessário cortar as vendas de carros a gasolina e diesel, o que acontecerá a partir de 2030.

Londres determinou que nenhum carro novo a gasolina ou diesel será vendido após 2030, sendo que todos os carros e vans novos precisarão ser 100% de emissão zero até 2035.

Em troca, o governo do Reino Unido concederá bilhões de libras de investimento comprometido no setor automotivo e no setor de pontos de recarga. A atual administração, que critica a anterior por não fazer o que tinha de ser feito em prol da eletrificação, quer ir mais fundo na mudança.

Nas palavras do governo, “a transição para veículos com emissão zero desempenhará um papel crítico na rápida redução das emissões de carbono e na melhoria da nossa segurança energética”.

Para o governo, não é apenas uma necessidade ambiental, mas uma oportunidade para o Reino Unido liderar em tecnologias de ponta, representando uma oportunidade industrial significativa para o setor automotivo local, que passa por um momento delicado.

Na visão das autoridades, a mudança promete um ar mais limpo e ruas mais silenciosas, visando melhora na qualidade de vida. Londres acredita que adotar veículos elétricos será mais fácil por serem mais “baratos de operar, ótimos de dirigir e mais simples de manter.

Todavia, essa mudança ainda é agressiva para um setor automotivo que busca equilibrar a equação entre um mundo a combustão e a eletrificação plena. Já definida a ação, agora o governo britânico está consultando a indústria sobre a melhor forma de fazer a transição.

A ideia é considerar as preferências das partes interessadas sobre escolhas tecnológicas e os tipos de veículos permitidos entre 2030 e 2035, juntamente com os carros de emissão zero. O governo promete £2,3 bilhões de apoio aos fabricantes e consumidores.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X