Além do Regime Automotivo para as regiões Nordeste e Centro-Oeste, outro ponto importante da Reforma Tributária é a tributação de veículos no país, sendo que incentivos outrora garantidos no texto para carros eletrificados (elétricos e híbridos), foram alterados.
A mudança aconteceu um dia antes da votação desta quarta-feira (8), sendo que o texto que garantia incentivos para estes veículos com baterias também foi estendido aos carros flex.
Com isso, os incentivos para carros elétricos e híbridos, prorrogados até 2032, passam a valer também para carros a combustão com motores flex.
Ainda assim, eles estarão atrelados a determinadas exigências, como a produção de carros até 1º de janeiro de 2028 e compromissos como investimentos localizados, produção e a manutenção da mesma, ou seja, preservação dos empregos.
Isso iguala os incentivos que deveriam ser somente para investimentos em carros elétricos e híbridos, fomentando a indústria de tecnologia mais avançada, de modo a colocar o Brasil como um player mundial na exportação desse tipo de automóvel.
Assim, as montadoras de sempre continuarão a investir somente em motores flex e não em eletrificação, já que basta tornar estes produtos mais eficientes, com motores exclusivamente a etanol e no máximo sistemas MHEV de 48V com baixo investimento.
Em realidade, alguns fabricantes já embarcaram na missão de tornar o mil hybrid uma realidade nacional e até mesmo o retorno do motor a álcool, de modo a aproveitar o etanol produzido no Brasil.
Estados como Minas Gerais e São Paulo já se declararam abertamente em favor do etanol, com os híbridos flex conseguindo manter incentivos, enquanto os elétricos ficaram de fora.
Sobre a emenda que mudou o texto na PEC 45, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) se diz indignada como o texto iguala carros a combustão e eletrificados em tributação.
A ABVE também é contra incentivos regionais para montadoras de carros a combustão.
[Fonte: Estadão]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!