
A Stellantis pode estar planejando trazer de volta os icônicos ornamentos de capô para as caminhonetes Ram, conforme indicado por um novo pedido de patente.
O documento, publicado pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) em 14 de janeiro de 2025, mostra um enfeite com o tradicional símbolo da cabeça de carneiro, que já adornou capôs das picapes quando ainda eram vendidas sob a marca Dodge.
A montadora solicitou uma patente de 15 anos para o design, mas isso não significa necessariamente que o ornamento será utilizado em veículos de produção. Muitas vezes, essas patentes servem apenas para proteger elementos da identidade visual da marca.
Apesar disso, a possibilidade de ver um ornamento de capô ressurgindo em uma picape moderna chama atenção, especialmente considerando que esse tipo de detalhe há muito tempo caiu em desuso.
Veja abaixo uma das imagens anexadas ao pedido de patente:

Atualmente, os ornamentos de capô são raridade fora do segmento de luxo. Marcas como Bentley e Rolls-Royce ainda os utilizam para reforçar o status de seus modelos, e recentemente a Cadillac trouxe um elemento semelhante para seu sedã elétrico Celestiq.
A Mercedes também adicionou um ornamento ao EQS para dar ao sedã elétrico uma estética mais clássica. No entanto, é difícil imaginar como um enfeite de capô se encaixaria no design robusto e utilitário de uma caminhonete Ram.
Mesmo que o ornamento de capô não retorne, mudanças estão a caminho para a marca. Tim Kuniskis, ex-CEO da Dodge e responsável pelos Hellcats, assumiu o comando da Ram após um breve período de aposentadoria.
Antes, as operações da marca eram gerenciadas de forma conjunta com a Dodge, mas agora a Stellantis decidiu que a Ram precisa de uma liderança exclusiva, já que suas picapes são os veículos mais vendidos e lucrativos da empresa.
Além disso, a Ram recentemente alterou seus planos de eletrificação, priorizando o lançamento da Ram 1500 Ramcharger, um híbrido plug-in, antes da versão totalmente elétrica, a Ram 1500 REV.
A empresa também cancelou a versão de maior autonomia da REV, que prometia 500 milhas de alcance.
Pressionada pelo sindicato dos trabalhadores automotivos (UAW), a Stellantis também reafirmou seu compromisso com uma nova caminhonete de médio porte, que provavelmente será lançada sob a marca Ram.
Resta saber se o icônico ornamento de capô voltará para as caminhonetes modernas ou se continuará apenas como um símbolo do passado.
[Fonte: Motor Authority]

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!