Ram 1500 com Hurricane 6 é mais econômica que usando o V8 Hemi

ram 1500 hurricane 6 1ram 1500 hurricane 6 1

Assim como Challenger, Charger e 300, o V8 Hemi também viu o fim da estrada e agora com a pressão ambiental, apoiada pela eletrificação, o clássico 5.7 litros da Stellantis dá lugar ao Hurricane 6 nas picapes da Ram.

O novo propulsor é a versão de seis cilindros em linha e 3.0 litros do Hurricane 4, o 2.0 turbinado da Stellantis, que é bem usado no Brasil a bordo da Rampage, assim como logo mais dos modelos Compass e Commander, entre outros futuros.

Nos states, todavia, o Hurricane 6 tem se mostrado mais econômico que o V8 Hemi 5.7, com 8,1 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, quando a bordo da Ram 1500 Rebel. Entregando 426 cavalos, o novo propulsor é cerca de 1,6 km/l mais eficiente em média.

ram 1500 hurricane 6 2ram 1500 hurricane 6 2

Usando turbocompressor e uma série de recursos para beber menos, o Hurricane 6 é tido como o sucessor do V8 Hemi por poder ser eletrificado, criando assim versões híbridas plug-in que ampliam ainda mais sua eficiência energética.

Além dessa versão de 426 cavalos, o Hurricane 6 tem outra ainda mais poderosa com 548 cavalos, que substituiria assim o V8 Hemi 6.4. Ainda assim, na versão TRX, a Ram está oferecendo a 1500 com nada menos que 712 cavalos nesse seis em linha.

O americano sempre foi acostumado com motores V8 e a Ford até pouco tempo atrás, lançou um com 7.3 litros, a gasolina, para uso em caminhões leves, mas que pode ser usado em picapes mediante o pacote crate.

ram 1500 hurricane 6 3ram 1500 hurricane 6 3

Seguindo o caminho da GM, que também tem um seis em linha Duramax, a Stellantis acredita que ese tipo de motor seja mais eficiente por ser modular, reduzindo assim os custos de produção com versões de quatro ou seis cilindros.

Todavia, Ford e Toyota apostaram em V6 turbinados com 3.5 e 3.4 litros, respectivamente. Por ora, todos estão cumprindo as regras de emissão e logo farão parte de versões híbridas mais numerosas.

google news2COMPARTILHE
Twitter FacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X