Radar de velocidade média é como ter um rali de regularidade no asfalto; Novo sistema chega ao Brasil e surpreende motoristas

vandalismo radar 4
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Em Uberaba, no triangulo mineiro, a BR-050 se tornou a primeira rodovia federal com radar de velocidade média, um sistema de medição de limite de velocidade entre dois pontos que visa flagrar e, como em outros países, multar motoristas que excedam o limite.

O sistema consiste na medição da velocidade entre os dois pontos e, se o motorista exceder o limite entre estes radares, ele será autuado por passar do limite.

Assim, como no trecho entre km 171 e 182 da BR-080, quem passar dos 80 km/h será detectado pelo sistema.

Nesse caso, ele será multado? A resposta é não, visto que a legislação de trânsito brasileira somente prevê a atuação por excesso de velocidade no ponto de mediação e não entre dois pontos.

Mas, o radar de velocidade média já está sendo testado no país e isso indica que existe intenção de introduzi-lo adiante. De modo prático, o trecho entre os dois pontos de medição apresenta um tempo mínimo para ser percorrido na velocidade estabelecida como limite.

Se o motorista exceder a velocidade entre os dois pontos de medição, mesmo que tenha passado nos dois radares do sistema no limite estabelecido, será autuado por excesso. Isso se dá porque o motorista percorreu o trecho entre os pontos de fiscalização em tempo menor que o previsto no limite de velocidade.

Acontece mais ou menos como num rali de regularidade, onde os pilotos da competição precisam se atentar ao tempo, evitando não se adiantar ou se atrasar entre os trechos cronometrados. Eles precisam se aproximar do tempo estabelecido para vencer a prova.

No caso do radar de velocidade média, a “vitória” é passar no tempo estabelecido ou excedê-lo, indicando que a velocidade limite foi reduzida nesse caso.

Fazer em um tempo menor, ou seja, aumentar a velocidade acima do limite, causará a penalização, mesmo que se volte ao estabelecido na via. Assim, como na BR-050, o tempo limite não vem ao caso, mas sim o limite de via.

Se exceder, será preciso compensar com uma boa redução para não ser autuado por excesso. No rali de regularidade, o navegador ajuda o piloto. No radar de velocidade média, o velocímetro e quem sabe o GPS, ajudam o motorista a evitar excesso.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X