O trágico acidente na ponte Francis Scott Key, em Baltimore, Maryland, interrompeu o tráfego de navios no maior porto de automóveis dos EUA, o que impactará importações e exportações de veículos do país.
Por Baltimore, os EUA movimentaram 823 mil carros em 2023 e o terminal tem 42% de suas importações representadas por motores e autopeças. A Administração Portuária de Maryland já indicou que haverá um impacto negativo nas operações.
Com isso, GM e Ford já anunciaram que moveram suas linhas de exportação e importação para outros portos americanos, mas ainda não se sabe se existia algum navio com carros já embarcados e que esteja preso no complexo portuário.
A GM emitiu uma nota: “Esperamos que a situação tenha um impacto mínimo em nossas operações. Estamos trabalhando para redirecionar quaisquer remessas de veículos para outros portos”.
Já John Lawler, diretor financeiro da Ford comentou: “Isso terá um impacto. Teremos que desviar peças para outros portos… Isso provavelmente alongará um pouco a cadeia de abastecimento.”
Ele acrescentou: “Onde soluções alternativas são necessárias no curto prazo, nossa equipe já garantiu alternativas de envio”. A Volkswagen disse que não houve prejuízo às operações de VW, Bentley, Audi e Lamborghini.
Jaguar Land Rover, Volvo, Toyota e Nissan também operam em Baltimore, que também é o maior porto americano para importação de máquinas agrícolas e de construção civil. Mesmo sem ser tão grande, o porto movimentou US$ 80 bilhões em cargas no ano passado, assim como 444 mil passageiros de cruzeiros marítimos.
O que se sabe até o momento é que 30 navios haviam cruzado a Francis Scott Key antes do colapso provocado pela colisão do porta-contêiner Dali da armadora A.P. Moller-Maersk A/S, que estava fretado por outra empresa. Dez estavam fundeados após a ponte, totalizando 40 navios presos na área.
Na colisão, cerca de 20 carros que cruzaram a ponte caíram nas águas do rio Patapsco e cerca de 30 pessoas estão desaparecidas, incluindo trabalhadores de manutenção do local. Equipes de resgate estão no local. O Dali tem bandeira de Singapura e mede 300 metros.
[Fonte: Autoblog]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!