Que tristeza: Nissan cria versão elétrica do icônico Skyline R32 GT-R e deixa fãs órfãos do lendário motor RB26 na mão

nissan skyline r32 gtr ev (1)
nissan skyline r32 gtr ev (1)

A Nissan apresentou no Tokyo Auto Salon uma ousada releitura de um dos carros mais icônicos da história automotiva, o R32 Skyline GT-R, agora convertido em um veículo 100% elétrico.

Nomeado “R32 EV”, o projeto é um esforço da montadora para mostrar como os clássicos podem sobreviver em um futuro sem combustíveis fósseis, tentando não perder a sua alma.

Desenvolvido por um grupo apaixonado de engenheiros da Nissan no Japão, o R32 EV foi pensado para preservar a experiência autêntica do original.

nissan skyline r32 gtr ev (2)
nissan skyline r32 gtr ev (2)

Apesar de sua motorização elétrica, o objetivo do projeto é replicar ao máximo o desempenho e as sensações do lendário modelo com motor RB26DETT, tornando-o relevante para gerações futuras que talvez não tenham acesso à gasolina.

O carro é equipado com dois motores elétricos, cada um entregando 215 cavalos de potência e 32 kgfm de torque, totalizando 430 cv e 65 kgfm.

Para manter a fidelidade ao torque-peso do modelo original, os engenheiros ajustaram cuidadosamente a entrega de potência, considerando o peso adicional de 367 quilos trazido pela bateria de 62 kWh do Leaf Nismo RC02, posicionada no lugar dos bancos traseiros.

A Nissan reproduziu a lendária tração integral ATTESA E-TS do Skyline GT-R, agora com resposta e precisão ainda maiores graças à tecnologia elétrica.

nissan skyline r32 gtr ev (3)
nissan skyline r32 gtr ev (3)

Para ajustar o comportamento dinâmico, a equipe contou com a expertise de Hiroyoshi Kato, um dos engenheiros de teste responsáveis pelo desenvolvimento do R32 original.

Para os fãs do característico som do motor RB26, o R32 EV oferece um sistema de áudio artificial no interior, projetado para simular o rugido icônico do motor de seis cilindros.

Além disso, o modelo inclui “marchas” simuladas, operadas por paddle shifts, que replicam a sensação de troca de marchas, incluindo o tranco físico e a limitação de torque se o “motorista” não estiver na marcha ideal, similar ao sistema do Hyundai Ioniq 5 N.

O R32 EV combina elementos nostálgicos com tecnologia atual. A suspensão esportiva Nismo com amortecedores Öhlins garante estabilidade, enquanto os freios do GT-R R35 oferecem poder de frenagem moderno.

As rodas de 18 polegadas foram desenhadas para lembrar as originais de 16 polegadas do R32. No interior, os mostradores e o console central são telas digitais, mas imitam o layout analógico do carro original.

Embora o R32 EV represente uma incrível combinação de inovação e preservação histórica, a Nissan afirmou que o modelo permanecerá como um projeto de pesquisa e uma peça de exibição, sem planos de produção ou kits de conversão disponíveis para o público.

Apesar disso, o R32 EV é uma declaração de que o futuro elétrico não precisa deixar os clássicos no passado, oferecendo uma visão de como preservar a alma dos ícones automotivos enquanto se adapta às exigências ambientais e tecnológicas do amanhã.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.