Minivans e multivans
No caso de minivans e multivans, aqueles carros usados como táxi ou em aeroportos, como Chevrolet Spin e Fiat Doblo, elas levam 5 ou 7 pessoas.
Vans de 11 lugares
Modelos um pouco maiores, mas que ainda não são aquelas vans enormes usadas como transporte escolar, temos veículos como Peugeot Expert e Citroen Jumpy, que na versão Minibus levam 11 pessoas, incluindo o o motorista.
Trata-se de uma dupla de veículos de bom custo-benefício e que tem até versão escolar.
Vans de 15 até 21 lugares
No segmento maior, temos as vans grandes, como as chamadas Boxer, Jumper, Renault Master e Fiat Ducato. Essas levam de 15 até 21 lugares, este número maior no caso da Mercedes Sprinter, que tem algumas versões extralongas.
Na Fiat, a proposta com a Nova Ducato é semelhante, com a Multi sendo uma “van” para cargas e a Minibus para 16 pessoas, porém, existe uma versão executiva de fábrica com a mesma capacidade, mas com melhor acabamento e mais equipamentos.
Uma van que realmente é versátil quando o assunto é levar pessoas, precisa ter uma capacidade diversificada.
Essa é a proposta da Sprinter, que leva de 10 pessoas (com motorista) na versão 415 CDI até 20 passageiros e mais o condutor na 515 CDI. Essa realmente supera a concorrência.
Mesmo a Iveco Daily não supera a van feita na Argentina. Porém, a van de Sete Lagoas-MG é bem versátil e robusta, tendo porte maior que as demais. Na versão Vetrato, ela é como um furgão envidraçado, podendo ser configurado e personalizado pelo cliente.
Já a Daily Minibus leva 15 passageiros e motorista ou 19 pessoas com o condutor incluído.
A Elevittá tem as mesmas capacidades, porém, possui elevador para cadeirante e três lugares para pessoas com necessidades especiais.
Veja também: Quantos carros cabem em uma cegonha?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!