Quais carros são mais seguros? Elétricos ou a combustão? Crash tests feitos na Austrália dão a resposta, que surpreende

crash test ev australia (1)
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Se a segurança é uma prioridade na escolha do seu próximo carro e você está considerando a transição de um modelo a combustão para um elétrico (EV), é natural questionar qual deles oferece mais proteção em caso de acidente.

De acordo com o Australasian New Car Assessment Program (ANCAP), os carros elétricos apresentam pontuações proporcionalmente mais altas em testes de colisão do que os modelos a combustão.

No entanto, há nuances importantes a serem consideradas.

O ANCAP testou 57 carros elétricos e, entre eles, apenas seis ficaram abaixo da pontuação máxima de cinco estrelas. Já entre os 117 veículos a combustão testados, 18 não alcançaram a nota máxima.

crash test ev australia (2)
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Em termos percentuais, cerca de 89% dos EVs receberam cinco estrelas, comparado a 85% dos modelos ICE – uma diferença relativamente pequena.

A superioridade dos EVs nos testes de segurança pode ser explicada, em parte, pela idade dos modelos avaliados. A maioria dos carros elétricos no mercado é composta por lançamentos recentes, o que significa que eles vêm equipados com tecnologias de segurança mais avançadas.

Além disso, muitos EVs possuem preços mais elevados, o que geralmente os coloca em uma categoria premium, onde sistemas de proteção são mais robustos e completos.

Por outro lado, entre os modelos a combustão, há uma maior variedade de carros de entrada com preços acessíveis, que tendem a ter menos recursos de segurança e, consequentemente, pontuações mais baixas nos testes.

crash test ev australia (3)
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Exemplos incluem o Mahindra Scorpio e o MG5, ambos com zero estrelas, e o Suzuki Swift, com uma estrela.

Ao contrário dos modelos a combustão, não há carros elétricos disponíveis na Austrália ou Nova Zelândia com zero, uma ou duas estrelas de classificação.

Os EVs com as pontuações mais baixas receberam quatro estrelas, como o BMW i4, Hyundai Kona Electric e Fiat 500e, além do Opel Mokka e Citroën C4, disponíveis apenas na Nova Zelândia.

O Jeep Avenger, com três estrelas, é o único elétrico abaixo dessa faixa.

A CEO do ANCAP, Carla Hoorweg, destacou que o custo elevado dos EVs torna difícil justificar a venda de modelos com classificações de segurança baixas.

“Como você vai entrar no mercado australiano com um EV de uma estrela? É um produto caro”, disse ela. Isso ajuda a explicar por que quase todos os carros elétricos testados até agora têm pontuações mais altas.

Embora os carros elétricos mostrem, em média, uma proporção maior de notas máximas nos testes do ANCAP, isso se deve mais a fatores como tecnologia moderna, custo elevado e padrões mais recentes do que a uma diferença intrínseca na segurança entre EVs e modelos a combustão.

Seja qual for a escolha, tanto EVs quanto ICEs podem oferecer proteção confiável dependendo do modelo e da faixa de preço.

Para consumidores, o importante é olhar além dos números e avaliar a segurança em conjunto com fatores como tecnologia, custo e necessidades individuais.

[Fonte: Drive ]


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.