Próximo Peugeot 208 surge em 2026 e estreará a plataforma STLA Small

peugeot 208 style 1.0 turbo (1)
peugeot 208 style 1.0 turbo (1)

O Peugeot 208 é um carro muito importante para a Stellantis e foi com ele que o grupo (antes a PSA) iniciou a política de Carlos Tavares, CEO antes e depois da fusão, de oferecer carros comuns com versões a combustão e elétrica.

Assim, a Stellantis decidiu que o próximo Peugeot 208 estreará a plataforma STLA Small propriamente dita, mas isso só ocorrerá por volta de 2026, quando a nova geração portará essa base mais eficiente.

Com propulsão elétrica, a STLA Small deverá ter versões com 95 cavalos na faixa de entrada e 156 cavalos na intermediária. Para ter um e-208 GTi, a Peugeot deverá oferecer o hatch compacto premium com pelo menos 200 cavalos.

Segundo o que se sabe, o próximo e-208 terá baterias de 37 a 40 kWh nas versões de entrada e até 82 kWh (!) na versão mais potente, que supostamente seria a versão esportiva GTi, mantendo assim a tradição do produto.

A produção desse Novo e-208 ocorrerá em Figueruelas, Espanha, sendo que um ano depois, o Novo Opel Corsa srá feito na mesma planta espanhola com a base STLA Small.

O próximo Peugeot 2008 também terá a STLA Small e as mesmas versões do hatch, sendo igualmente mais eficiente. Com o investimento feito na região, a Stellantis deve fazer aqui a STLA Small ou uma versão modernizada da CMP.

Esta base que está ganhando espaço no Brasil e é relativamente nova, já permitindo o uso de duas motorizações. As mudanças na Espanha devem ser seguidas em outras plantas da Stellantis dentro e fora da Europa.

Como será o próximo 208? Provavelmente terá um layout mais quadrado, com linhas inspiradas em modelos como o Novo 308, por exemplo, sendo dramaticamente mais expressivo que o atual.

Espera-se também que, além do Novo C3, o 208 atual tenha também uma versão elétrica de baixo custo para brigar com os chineses.

[Fonte: La Tribune de Automación ]

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias 208

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X