Próximo lançamento da Volvo, o sedã 100% elétrico ES90, será equipado com um super computador da Nvidia, DRIVE AGX Orin

volvo es90 teaser (1)
volvo es90 teaser (1)

O próximo veículo elétrico da Volvo, o sedan de luxo ES90, promete ser uma revolução em termos de capacidade computacional.

O novo modelo será equipado com uma configuração dupla do Nvidia Drive AGX Orin, tornando-o “o carro mais poderoso já criado pela Volvo em termos de capacidade de computação”, segundo a empresa anunciou .

O novo supercomputador faz parte de uma plataforma tecnológica única chamada Superset, que a Volvo afirma que servirá de base para todos os seus veículos de próxima geração.

O ES90 será o primeiro veículo da marca a contar com o sistema-em-chip da Nvidia, permitindo que execute funções essenciais em velocidades extremamente rápidas, graças à capacidade do computador de realizar 508 trilhões de operações por segundo (TOPS).

Esta impressionante capacidade de processamento será muito importante para gerenciar funcionalidades como “recursos de segurança ativa baseados em IA, sensores do carro e gerenciamento eficiente da bateria.

volvo es90 teaser (2)
volvo es90 teaser (2)

O sistema Orin representa uma melhoria “oito vezes maior” nas velocidades de processamento em comparação com o computador Xavier da Nvidia, que foi apresentado em 2018 quando a Volvo e a Nvidia anunciaram sua parceria em hardware veicular.

O aumento no poder de processamento permitirá que a Volvo aprimore gradualmente seu modelo de aprendizado profundo e rede neural, aumentando “de 40 milhões para 200 milhões de parâmetros”, segundo a empresa.

O ES90 será construído sobre a arquitetura SPA2 da Volvo e será o segundo veículo, após o EX90, a ser baseado na plataforma tecnológica Superset.

Esta é uma plataforma de engenharia modular que, segundo a empresa, será usada para fabricar carros mais seguros, de forma mais eficiente, e melhorá-los ao longo do tempo através de atualizações de software remotas.

Vale lembrar que a Tesla foi a primeira empresa a introduzir o conceito de veículo conectado com software atualizável que poderia melhorar com o tempo. Agora, o resto da indústria está correndo para alcançá-la, introduzindo seus próprios veículos atualizáveis.

O EX90 da Volvo foi planejado para ser o primeiro grande esforço nessa direção, mas o SUV elétrico foi atrasado por problemas de software e, quando finalmente chegou, não incluía muitos dos recursos prometidos.

A Volvo vislumbra um futuro em que recursos como tecnologia de assistência ao motorista e autonomia da bateria possam ser aprimorados ao longo do tempo graças a esta nova plataforma tecnológica.

As melhorias desenvolvidas para o EX90 poderão ser aplicadas ao ES90, e vice-versa.

“O Volvo ES90 é um dos carros tecnicamente mais avançados do mercado atual e foi projetado para ser ainda mais aprimorado com o tempo”, afirma Anders Bell, diretor de engenharia e tecnologia da Volvo.

“Construído sobre nossa moderna plataforma tecnológica Superset, o ES90 coloca a segurança em primeiro lugar.”


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.