Próxima Kombi? Veja como esta van chinesa poderia ser a sucessora da velha senhora no Brasil; produção seria na Argentina ao lado de nova picape

maxus v80 1
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Como você já leu aqui, o projeto Patagônia levará a chinesa Maxus para a Argentina em uma parceria técnica com a Volkswagen para produzir a próxima geração de picapes médias com chassi para substituir a Amarok.

A ideia não é nova, já que a Stellantis comercializa na região a Peugeot Landtrek e produzirá na Argentina a já conhecida Fiat Titano, sendo ambas de origem chinesa.

maxus v80 2
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Então, se a VW apostará numa picape da SAIC para ser a sucessora da longeva Amarok, por que não também investir em vans? Sugerimos anteriormente uma opção local baseada na Maxus Delivery9 como alternativa à alemã Crafter, nunca vendida aqui.

Todavia, a Maxus tem uma linha de comerciais leves bem ampla e o modelo V80 é equivalente às bem-sucedidas Peugeot Expert, Fiat Scudo e Citroën Jumpy, com as francesas tirando do mercado até a Mercedes-Benz com sua Vito…

maxus v80 3
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Então, numa eventual ampliação da parceria com a Maxus e um aumento exponencial de produção em General Pacheco, a Volkswagen poderia retornar a Kombi na forma da V80 como faz na Europa com a Transporter.

Ela não seria um produto 100% VW, mas a Nova Transporter alemã também não é, já que se trata de uma Ford Transit. Por anos, a Crafter foi uma Sprinter de fato e isso nunca foi problema para a Volkswagen.

maxus v80 4
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Mas, de volta à V80, a van foi apresentada recentemente na China com preços a partir de 140.300 yuans ou R$ 113,5 mil, com motor diesel 2.0 litros de 146 cavalos e 38 kgfm, além de transmissão automática de nove marchas.

Com 1,9 m de altura na versão de teto alto, embora tenha teto padrão, a Maxus V80 conta com espaço interno para 11,4 m³ de carga ou passageiros, bem como portas traseiras duplas de 270 graus de abertura.

maxus v80 5
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Dentro, tem multimídia de 10 polegadas e os principais sistemas de auxílio ao condutor, bem como o pacote de segurança ativa obrigatório.

Aqui, ela poderia usar o motor EA189 2.0 TDI de 150 cavalos e torque semelhante, além de uma transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas. Seria um bom retorno da Kombi?

 

 


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X