Uma proposta está sendo feita por um regulador da NHTSA e, se aprovada, pode impactar fortemente o desenvolvimento de veículos essencialmente feitos nos EUA, como as picapes grandes, por exemplo.
A proposta é de um redesenho desse tipo de veículo, assim como de SUVs grandes, de modo a reduzir os ferimentos em pedestres atropelados.
A questão ano após ano é levantada nos EUA, onde esses veículos, classificados como caminhões, no caso das picapes, sempre geram apreensão quanto à proteção de pedestres.
Na Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário, a proposta tem ganhado força e o argumento interno é: “Esta proposta garantiria que plataformas exclusivamente americanas, como picapes, forneceriam o nível proposto de proteção para a cabeça de pedestres”.
Sobre a nova proposta, a associação dos fabricantes ainda não se pronunciou, mas anteriormente, quando a questão das picapes e SUVs grandes foi levantada, eles disseram que isso “exigirá sistemas mais caros que não melhorarão a segurança do motorista ou do pedestre”.
Por ora, o assunto ainda não passa de uma discussão interna na NHTSA, mas as discussões na agência sempre vão parar no congresso americano e se os congressistas levantarem a bandeira, refletindo nas ações da Casa Branca, as picapes terão mudanças substanciais.
A NHTSA, por exemplo, já conseguiu que uma resolução obrigue carros, picapes e SUVs vendidos nos EUA, a terem sistemas de frenagem automática de emergência até setembro de 2029.
Mesmo com tais sistemas, as frentes elevadas das picapes grandes ainda são um grande risco para pedestres e mesmo para veículos pequenos.
A pressão por mais segurança sempre coloca os fabricantes de veículos nos EUA no dilema de implementar mudanças ou tentarem atrasá-las o maior tempo possível.
Os custos sempre são a primeira barreira encontrada pelos fabricantes para introduzir sistemas e tecnologias que reduzam os riscos de morte dos pedestres.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!