Projeto Patagônia: Volkswagen teria aprovado produção de picape chinesa da SAIC; modelo será sucessor da Amarok em 2027

maxus t90
maxus t90

A Volkswagen passará por mudanças importantes na Argentina e isso refletirá diretamente aqui no Brasil, mas assim como a rival Stellantis, a aposta da marca alemã será em uma picape chinesa e, no caso da VW, da SAIC.

A Maxus T90 é a protagonista do Projeto Patagônia que, segundo o jornalista Horacio Alonso do site argentino A Rodar Post , já teria sido aprovado para produção no país.

Na Alemanha, a VW teria dado aval para o projeto seguir adiante, envolvendo o desenvolvimento de uma variante da Volkswagen da picape Maxus T90, cujo objetivo é substituir a Amarok em 2027, quando este modelo sairá de cena.

O projeto tem desafios em relação ao processo produtivo e também sobre como será feito o pós-venda, mas a engenharia da SAIC e da VW Argentina já trabalham para essa adaptação se tornar viável.

Os recursos já teriam saído aprovados em Wolfsburg e a cota de peças com fornecedores também iniciou-se. Segundo o interlocutor de Alonso, o anúncio será feito em breve, mas não arrisca ser ainda em 2024, porém, não passaria do primeiro trimestre de 2025.

amarok 2025 avaliacao (3)
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Com produção planejada de 70.000 unidades por ano, a picape do Projeto Patagônia será feita em General Pacheco no lugar da Amarok. Todavia, o produto será bem diferente do chinês.

A fonte revelou que o tanque de combustível da nova picape não encontrou nenhum fornecedor local que o fabricasse na quantidade que a VW quer.

Por isso, o componente deverá ser importado, assim como uma boa parte da picape em sua primeira fase. Não se sabe dos detalhes acerca dessa variante da Maxus T90 para o Brasil, mas pelas indicações, serão bem elevadas.

Como já é conhecido, a picape Maxus T90 mede 5,36 m de comprimento e 3,15 m de entre eixos, tendo motores a combustão diesel da SAIC. Nesse caso, a picape chinesa tem motor 2.0 com um único turbo, entregando 163 cavalos.

Já uma variante com duas turbinas chega a bons 218 cavalos com 50,8 kgfm. Nesta, a transmissão é automática de oito marchas, com tração 4×4 e sistema de redução. Existe ainda uma versão elétrica.

 

 


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X