O projeto de lei “AM Radio for Every Vehicle Act” deu mais um passo adiante após ser aprovado por um comitê da Câmara dos EUA em 18 de setembro.
O projeto, originalmente apresentado ao Senado em setembro de 2023, obriga o Departamento de Transportes a garantir que todos os novos veículos de passeio incluam dispositivos para acessar estações de rádio AM.
À medida que os veículos mais modernos estão sendo fabricados sem essa tecnologia de radiodifusão de primeira geração, defensores do rádio AM argumentam que ele é muito importante para alertas em emergências climáticas.
Além disso, dizem que o rádio AM tem um papel cultural importante, sendo tradicionalmente um canal para transmissões esportivas e programas de debate.
Por outro lado, a obrigatoriedade da inclusão de rádios AM apresenta desafios para as montadoras, especialmente na produção de veículos elétricos, já que os campos eletromagnéticos podem interferir na qualidade do sinal.
O único parlamentar a se opor fortemente à medida foi o representante John James, que criticou o projeto.
“Sinto como se estivesse enlouquecendo”, disse James durante a reunião do comitê. “Estamos impondo um mandato desnecessário e não financiado para um problema que não existe. Isso é exatamente o que faz as pessoas odiarem Washington.”
Um relatório de 2023 do Center for Automotive Research indicou que manter o rádio AM poderia custar até US$ 3,8 bilhões às montadoras até 2030, devido à necessidade de resolver problemas de interferência nos veículos elétricos.
John Bozzella, CEO da Alliance for Automotive Innovation, também se manifestou contra a proposta, argumentando que não é necessário interferir na segurança pública.
Para ele, “é uma intervenção do Congresso para apoiar um modelo de negócios específico — no caso, a radiodifusão AM analógica financiada por publicidade.”
Diversas empresas, como Tesla, Volkswagen, Volvo e BMW, estão eliminando essa frequência em seus veículos elétricos.
Um porta-voz da Volvo afirmou ao Automotive News que a empresa “reconhece as preocupações em torno do rádio AM” e planeja oferecer rádios HD, que transmitem conteúdo AM de forma clara e gratuita, para todos os seus veículos em 2024.
Já os modelos atuais que não possuem rádio HD receberão uma atualização via software.
O projeto agora segue para votação na Câmara dos Deputados para aprovação final. Caso aprovado, será encaminhado ao presidente para ser sancionado e virar lei. Será que rola?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!